Agenda Cultural

Cine Ceará volta às salas de exibição com ingressos gratuitos

Por ALECE
26/11/2021 19:02

Compartilhe esta notícia:

Evento se estende até 3 de dezembro Evento se estende até 3 de dezembro - Arte: Divulgação/ Cine Ceará

O Cine Ceará, realizado em Fortaleza, tem início neste sábado (27/11) e segue até 3 de dezembro, com a exibição de mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens. O evento ocorre em formato híbrido, presencial em Fortaleza, e também no Canal Brasil, canais Globo, Globoplay + Canais ao Vivo, no Youtube do evento e na TV Ceará. Este ano, o festival retorna às salas de cinema, mas segue oferecendo a possibilidade de o público de outros estados ou países acompanhar as atividades diárias.

Para a programação presencial no Cineteatro São Luiz, os ingressos estarão disponíveis no site da bilheteria virtual e no Cinema do Dragão. O público poderá retirar os ingressos na bilheteria do cinema uma hora antes de cada exibição. Em ambos os equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), geridos pelo Instituto Dragão do Mar, o público deverá apresentar o passaporte da vacinação. Os ingressos são gratuitos.

A abertura do 31º Cine Ceará acontece no sábado, a partir das 19h30min, no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, serão homenageados a atriz Marta Aurélia e o cineasta Halder Gomes. Os cearenses serão agraciados com o Troféu Eusélio Oliveira.

Programação de longas metragens

Logo em seguida à abertura, terá início a Mostra Competitiva Ibero-americana de longa metragem, que será presencial no São Luiz e transmitida simultaneamente na TV pelo Canal Brasil, e on-line nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. O filme que abre a mostra é "Fortaleza Hotel", de Armando Praça, em première mundial. O diretor venceu o 29º Cine Ceará com "Greta" – melhor direção, filme e ator (Marco Nanini).

No domingo (28/11), a coprodução Uruguai-Itália "Bosco", de Alicia Cano Menoni, fará sua estreia nacional no Cine Ceará. O documentário foi exibido no IDFA de Amsterdã, no Cannes Docs - Marché du Film, no Festival de Málaga, e no Festival de Cinema de Trento, na Itália.

A mostra segue na segunda-feira (29/11), com a ficção equatoriana "Vacío", de Paul Venegas. O filme venceu o prêmio de melhor longa-metragem no Festival Bafici (Buenos Aires), e participou do Festival de Busan, na Coreia do Sul.

O documentário brasileiro "5 casas", de Bruno Gularte Barreto, será o longa de terça-feira (30/11). A produção participou do IDFA (Amsterdã), do Festival de Toulouse, do Biografilm (Itália), e do Queer Lisboa.

Na quarta-feira (01/12), será exibida a premiada ficção "Perfume de Gardênias" (Porto Rico-Colômbia), de Macha Colón, que venceu como melhor filme no Festival de Trinidad e Tobago, no Caribe, e foi exibida no Festival de Tribeca.

Já na quinta-feira, (02/12), o festival encerra a competição ibero-americana com a première mundial da ficção "A Praia do Fim do Mundo", de Petrus Cariry (“O Barco"). "O Marinheiro das Montanhas", de Karim Aïnouz, será o filme de encerramento do 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, com exibição "hors concours" no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, cidade natal do diretor.

Curtas

Além da Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem, o público confere no Cineteatro São Luiz, a partir das 19h30, a Mostra Competitiva Brasileira de curta-metragem, que apresentará 12 filmes de nove estados.

No domingo (28/11), serão exibidos os documentários: "O Durião Proibido", de Txai Ferraz; "Foi um tempo de poesia", de Petrus Cariry; "Ausências", de Antônio Fargoni. Na segunda (29/11) serão exibidos os curtas de ficção "Encarnado", de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro; e "Chão de Fábrica", de Nina Kopko. Na terça-feira (30/11) serão apresentados: "O Resto", de Pedro Gonçalves Ribeiro, e a ficção "Sideral", de Carlos Segundo, exibida no 74º Festival de Cannes.

Na quarta-feira (01/12) serão projetados "Mar Concreto", de Julia Naidin; e "Como respirar fora d'água", de Júlia Fávero e Victoria Negreiros. Na quinta-feira (02/12) serão exibidos "O amigo do meu tio", de Renato Turnes; "Hawalari", de Cássio Domingos; e"Ato", de Bárbara Paz.

JS, com site do Cine Ceará

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também