Cine Alece traz reflexões com filme "Temple Grandin"
Por Júlio Sonsol28/04/2023 12:45 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O Comitê de Responsabilidade Social e o Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará realizaram, nesta sexta-feira (28/04), o Cine Alece, apresentando o filme "Temple Grandin", que tem como protagonista uma personagem real com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A exibição aconteceu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, do Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), com presença de alunos da Escola de Tempo Integral Paulo Benevides e do programa Primeiro Passo, do Governo do Estado. O público totalizou aproximadamente 600 participantes que acompanharam a apresentação e a roda de conversa, que seguiu a apresentação do filme.
A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, assinalou que a iniciativa é um projeto da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê. "Este projeto inclui o filme exibido e, no final, a roda de conversa debate o tema abordado pelo filme. Isso é muito importante porque a pauta é sempre a saúde mental, com enfrentamento do preconceito e do bullying nas escolas", acentuou.

Aproximadamente 600 estudantes participaram da atividade - Foto: José Leomar
Ela ressaltou que a iniciativa é voltada principalmente para os jovens da rede educacional do Estado. Cristiane Leitão lembrou que os jovens precisam muito de orientações relacionadas à convivência com pessoas autistas e com outros temas vinculados à saúde mental. "Nas rodas de conversa, os especialistas levam os assuntos para eles e a gente faz uma escuta ativa e orienta", afirmou. Ela lembrou ainda que é importante trabalhar a inclusão. "É uma bandeira muito forte do nosso presidente, deputado Evandro Leitão (PDT), na Assembleia, bem como na sociedade. Precisamos conversar com todos, provocar debates, olhando para o não-preconceito e a inclusão”, enfatizou.
Inclusão em pauta
A coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, revelou que foi fechada a parceria para exibição do filme "Temple Grandin", dentro do projeto Cine Alece, para trabalhar a temática autismo. "A gente acha importante levar o tema para toda a sociedade. Por isso, desenvolvemos estas questões com o público de ensino médio, adolescentes e jovens, para trabalhar a inclusão", afirmou a coordenadora.
A psicóloga Carina Diógenes, da Célula de Saúde Mental e Prática Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, que também coordena o Cine Alece, destacou que durante abril é realizada uma conscientização sobre o autismo em todo mundo. "Durante todo o mês o Ciadi fez palestras, treinamentos e momentos para falar sobre o autismo, lembrando que todos vamos conviver com pessoas que têm esse diagnóstico", pontuou.

Alunos da Escola de Tempo Integral Paulo Bonavides e do programa Primeiro Passo, do Governo do Estado, após a exibição do filme e debate - Foto: José Leomar
A profissional de Psicologia explicou que o filme apresentado foi escolhido porque é baseado em fatos reais de uma pessoa com autismo, Temple Grandin, diagnosticada com TEA na década de 1970. A obra aborda o percurso da protagonista, mostrando que ela entende e percebe o mundo de forma diferente, o que não a impede de ingressar em uma universidade e participar do mercado de trabalho. "No filme são mostradas as dificuldades enfrentadas por Temple Grandin, tanto no aprendizado de conteúdos como de relação", apontou.
Consciência
A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas, Rejane Sales, acentuou que o Cine Alece faz parte do projeto Saúde Mental na Escola. "Esta iniciativa favorece a discussão e a consciência de temas voltados à saúde mental, em parceria com as demais células do Comitê de Responsabilidade Social, e hoje, em especial, com o Ciadi, fechando o Mês do Autismo com o Cine Alece. Fizemos nesta oportunidade uma interseção com o TEA, para que os alunos entendam a problemática da inclusão", explanou.
Rejane Sales salientou ainda que a escolha do filme foi feita pelas psicólogas que integram a Célula, favorecendo que o tema chegue aos jovens de uma forma mais fácil e lúdica, compreensível em sua linguagem e na ideia central da película exibida.
Também estiveram presentes ao evento os vereadores Bruno Mesquita (PL) e Eudes Bringel (PSB), que também se vinculam à causa da inclusão social de autistas, na Câmara Municipal de Fortaleza, bem como o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia, Luis Edson Sales. Bruno Mesquita, pai de Bruno Enzo, de dez anos, diagnosticado autista, considerou que considerou que o Cine Alece assume um papel importante para a discussão de temas relevantes para a sociedade. "Quero parabenizar a primeira-dama Cristiane Leitão pela experiência e pelo trabalho que vem realizando pela causa do autismo", disse.

Vereador Bruno Mesquita (centro) destacou a importância do Cine Alece - Foto: José Leomar
A psicóloga da família do Ciadi, Renata Soares, considerou que a proposta do Cine Alece desta sexta-feira, foi conscientizar adolescentes e jovens para que possam compreender o autismo na adolescência e vida adulta. "Por isso trouxemos esse filme baseado em fatos reais para que todos possam entender de fato como acontece com os adultos autistas. São esses jovens que irão acolher essas pessoas na escolha e vão compreender melhor como agir", destacou.
A coordenadora da Escolha de Tempo Integral Paulo Benevides, psicóloga Fabrícia de Castro, avaliou que é importante todos os alunos conhecerem também a "Casa do Povo", fazendo um vínculo com questões sociais. "É uma oportunidade para que os alunos tenham acesso ao cinema, tendo uma aula de campo diferenciada. É de fundamental importância essa parceria entre escola e Alece", defendeu.
Sobre o filme
Lançado em 2010, o filme apresenta a vida da jovem Temple Grandin, nascida em 1947, nos Estados Unidos e diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os desafios na juventude, a dedicação às questões relacionadas aos animais, a experiência na universidade e o reconhecimento ao seu trabalho como cientista estão entre alguns dos temas abordados pela produção. A produção está disponível na plataforma de streaming HBO Max.
O Cine Alece é uma iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, e conta com parceiros internos e externos em suas diversas edições. Nesta edição, além do Ciadi, a Assalce também atuou em parceria para o evento.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Alece promove o III Seminário do TEA com foco no desenvolvimento de pessoas com autismo
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e da Escola Supe...
Autor: Juliana Melo/Agência de Notícias da Alece
Ciadi realiza bailinho de Carnaval para crianças com alegria e inclusão
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), órgão de inclusão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), celebr...
Autor: Julyana Brasileiro com colaboração de Julio Sonsol