Ciclo de Debates no Judiciário do Ceará discute tema "Parentalidade, entre a realidade social e o direito"
Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece14/08/2023 10:13 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Ceará apoia a realização do "Ciclo de Debates no Judiciário do Ceará – Parentalidade, entre a realidade social e o direito", promovido pela Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). O evento será realizado nesta sexta-feira (18/08), de forma presencial, no auditório Agenor Studart do Fórum Clovis Beviláqua. Também apoiam a atividade a Escola Superior da Advocacia do Ceará, a Comissão de Família da Ordem dos Advogados do Brasil, Comissão da Mulher Advogada e Comissão de Família da OAB-CE.
O evento tem carga horária de três horas/aula, com inscrição gratuita, por meio do link https://esace.org.br/produto/ciclo-de-debates-no-judiciario-do-ceara-parentalidade-entre-a-realidade-social-e-o-direito/ .
A coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece, Raísa Lou, considera que é muito importante a participação dos servidores da Casa, porque há uma interligação entre os poderes constituídos: Legislativo, Judiciário e Executivo. "Estes poderes têm de andar de mãos dadas de forma harmônica. Através desta parceria da Alece com o IBDFAM, podemos levar a todos que fazem o Legislativo diversos temas relacionados aos direitos das famílias", acentua.
Segundo ela, o ciclo de debates abordará temas como relações de pais e mães, direitos e seus limites, qual a realidade social das relações entre pais e filhos em divórcios, entre outros. "Serão debates bem interessantes, que contarão com pessoas que trabalham com estes temas", avalia, destacando a importância de a Alece levar informações necessárias para os servidores e demais pessoas, de modo geral.
Programação
9h30min – Abertura
10 horas – Palestra “Parentalidade, entre a realidade social e o direito”. Mediadora: Valeska Rolim, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará e Titular da 10ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza. Palestrante: Maria Rita de Holanda, Advogada, professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pesquisadora dos grupos de pesquisa CONREP e Direito Civil e Ação. Doutora em Direito Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pós-doutorado pela Universidade de Sevilla (Espanha), mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Debatedores: José Lopes de Araújo Filho, Desembargador junto a 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Criminologia e Direito Penitenciário. Kamyla Brito Lessa, Promotora de Justiça, atualmente titular da 9ª promotoria de justiça de família de Fortaleza. Foi Defensora Público no Estado de Sergipe. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Atame. Especialista em Direito Processual Civil pela Unichristus. Especialista em Direito Processual Penal pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional pela Escola Superior do Ministério Público do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade de Alfenas (MG).
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Primeira-dama da Alece conhece ações do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos
A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho, acompanhou, nesta segunda-feira (24/02), uma apresentação sobre...
Autor: Julio Sonsol