Cemgec prossegue com ações da Semana da Mediação 2024
Por Paulo Veras24/09/2024 12:06 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), deu continuidade, nesta terça-feira (24/09), aos eventos da Semana da Mediação 2024 com o Círculo de Mediação para coordenadores e orientadores do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. O Círculo terá como facilitadoras Claudia Rabelo, assistente social e advogada, e Eveline Freire, psicóloga.
De acordo com Jussara Alves, articuladora do Cemgec, neste terceiro evento da Semana da Mediação, que é o Círculo de Construção de Paz para coordenadores e orientadores do DSAS, a ideia principal é envolver é disseminar a cultura de paz por meio dos diálogos entre servidores e gestores.
A articuladora explicou que no segundo evento da Semana o Círculo de Construção de Paz foi direcionado aos alunos da Unifametro. “Na abertura trabalhos com bombeiros e policias militares da Casa. A Alece é o parlamento pioneiro no país em ter um centro de mediação voltado tanto para o público interno como para o externo”, destacou.
A ação é realizada em comemoração ao dia do mediador, festejado em 23 de setembro, e foi planejada com o intuito de levar ações preventivas e educativas relacionadas à cultura de paz. A Semana será finalizada no dia 30 de setembro com uma palestra sobre Comunicação Não Violenta e a Mediação como Gestão de Conflitos para os colaboradores da Cagece.
O círculo
Claudia Rabelo explicou que os círculos de construção de paz são voltados, mais especificamente, para ações preventivas. “Hoje fizemos uma vivência e trabalhamos o tempo, provocando uma reflexão do que cada um tem feito com seu tempo e como isso interfere nas diversas áreas da vida, como família, trabalho e saúde mental”, relatou.
Para Claudia, a administração do tempo é fundamental na prevenção de questões que influenciam todos os processos. “não temos controle do tempo, ele passa independente de nossa vontade e é importante que saibamos nos relacionar bem com ele”, afirmou.
Segundo a profissional, a troca de experiências proporcionada pelo círculo, onde as pessoas falam e escutam, sem julgamentos e com muito respeito, faz com que todos saiam mais reflexivos. “O círculo tem esse poder de ganhar uma proporção enriquecedora muitas vezes maior daquela que é planejada”, ressaltou.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Advogada do Cemgec orienta sobre dívidas de imóveis adquiridos
Ao comprar um imóvel, alguns cuidados devem ser adotados para evitar dissabores e assumir dívidas anteriores com o condomínio. O alerta é da advogada...
Autor: Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia