Departamento de Saúde e Assistencia Social

Célula de Psicopedagogia do DSAS comemora um ano de atividades

Por ALECE
20/05/2022 12:47 | Atualizado há 1 ano

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Integrantes da Célula de Psicopedagogia do DSAS Integrantes da Célula de Psicopedagogia do DSAS - Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa do DSAS

A Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira (20/05), e conta com uma equipe de profissionais que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos. De maio de 2021 a abril de 2022, foram realizados 553 atendimentos, conforme a orientadora do setor, Lídia Lourinho. A Célula tem como objetivo auxiliar o sujeito a lidar com suas dificuldades de aprendizagem e a compreender seu processo de aquisição do conhecimento, descobrindo e reconhecendo suas capacidades e potencialidades.

O diretor do DSAS, Luis Edson Correa Sales, parabeniza a equipe e ressalta o importante serviço realizado pelo setor. “O processo de aprendizagem é muito complexo e, para muitos, difícil de entender. O psicopedagogo executa uma função importantíssima para ajudar os estudantes a aproveitarem o conteúdo da melhor forma e obterem um melhor desempenho. Vale lembrar que a Psicopedagogia está ligada não somente à educação, mas à saúde”, acentua.

Luis Edson aponta ainda que a Psicopedagogia tem uma importância "incalculável" nas escolas, para que sejam identificados, a partir de um estudo mais amplo e profundo, os possíveis problemas no processo de aprendizagem. "Dessa forma, o profissional consegue decifrar todos os processos que levam o ser humano a aprender, ajudando o individuo, inclusive, a se integrar no seu ambiente escolar e até familiar, contribuindo para evitar a exclusão”, assevera.

Foco e aprendizagem

Segundo Lídia Lourinho, orrientadora da Célula de Psicopedagogia, o serviço oferece suporte para o resgate da autoestima e a motivação para aprender. “Os profissionais da Célula de Psicopedagogia atuam na identificação, intervenção e prevenção a dificuldades e transtornos no processo de aprendizagem, usando técnicas clínicas e conhecimento sobre a cognição humana”, afirma a gestora. Ela destaca que os profissionais da Célula atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos.

"Nosso foco é o sujeito aprendente. Quando encaminhado ao tratamento, ele é sempre visto considerando o seu contexto escolar e familiar, e nossas considerações sempre estão associadas a esse fato. Nosso olhar e nossa escuta, no entanto, vai para além do discurso que escutamos dos responsáveis e do que observamos a respeito do sujeito. Nossa avaliação vai além da individualidade, possui uma característica de coletividade, de grupo, do sujeito inserido nos mais diferentes grupos, para que possamos conhecê-lo tanto no espaço da escola, quanto no âmbito familiar”, afirma.

A orientadora fala ainda sobre a aprendizagem como resultado de uma elaboração interna. "A aprendizagem advinda de uma relação dialógica que é estabelecida entre as pessoas, seus grupos, suas crenças, valores e culturas precisa estar atrelada à construção coletiva do conhecimento. Por isso, quando alguém apresenta dificuldades para aprender, pode apresentar dificuldades na elaboração do pensamento que possibilitará a interação com o outro, com o mundo”, frisa.

"Quando nos referimos à Psicopedagogia, estamos trazendo para a discussão uma área de estudo que investiga o aprendiz e sua aprendizagem”, afirma Lídia Lourinho fazendo uma citação de Laura Monte Serrat Barbosa, associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, e conselheira da ABPp Seção Paraná Sul, que tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de aprender, atuação psicopedagógica, dificuldade de aprendizagem, avaliação psicopedagógica institucional, instituição escolar, inclusão, relação professor/aluno, operatividade na aprendizagem, desenvolvimento simbólico no processo de aprender, grupos de aprendizagem.

Laura Monte Serrat é autora de livros e artigos na área de Psicopedagogia e Educação. De acordo com ela, ao identificar um âmbito da Psicopedagogia no qual se trabalha em grupo, no grupo e com o grupo, estamos focando a apropriação e a produção do conhecimento no coletivo. "Quando abordamos a superação da patologização vigente nos dias atuais, estamos questionando mecanismos de relações pessoais individualistas, onipotentes e perfeccionistas que se transformam em sintomas e incentivam a competição excessiva, afastando o aprendiz das relações grupais para a construção do conhecimento", assevera.

Serviço: A Célula de Psicopedagogia fica localizada Avenida Pontes Vieira, 2300, no Anexo III da Assembleia (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), terceiro andar, sala 205, Bairro São João do Tauape. Mais informações pelo telefone 85.2180.6524.

Da Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

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