Departamento de Saúde e Assistência Social

Célula de Fonoaudiologia lança campanha de conscientização sobre o ruído

Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras
25/04/2023 14:32

Compartilhe esta notícia:

Henrique Martins e Ana Paula Nogueira, fonoaudiólogos, durante atividade no anexo II Henrique Martins e Ana Paula Nogueira, fonoaudiólogos, durante atividade no anexo II - Foto: Bia Medeiros

A Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará iniciou, nesta terça-feira (25/04), a ação ''Ruído na Comunicação?Todos sem Conexão!''. A iniciativa, que acontece em celebração ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, que transcorre nesta quarta-feira (26/04), visa conscientizar os servidores sobre a importância de preservar a qualidade sonora no ambiente de trabalho.

Durante a manhã, os fonoaudiólogos Henrique Martins e Ana Paula Nogueira, munidos com decibelímetros, efetuaram a medição de ruído nos prédios da Alece. A ação começou no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), passando depois pelo prédio principal (Edifício Senador César Cals de Oliveira), e, depois, pelo anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

Segundo Ana Paula, os cuidados com o excesso de ruídos são importantes para uma boa qualidade de vida. “Comportamentos como o uso de fones de ouvido devem ter atenção. O ideal é que não se use os fones mais do que duas horas por dia, com cuidado também como volume do som”, diz a fonoaudióloga.

Ação foi realizada também no edifício principal, percorrendo a Rádio FM Assembleia - Foto: Célula de Fonoaudiologia/DSAS

Conforme destaca a orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS, Maria Socorro Timbó a ação ''Ruído na Comunicação?Todos sem Conexão!'' busca promover uma cultura de respeito à saúde auditiva e à comunicação para que possamos desfrutar de uma vida mais saudável e conectada.

A orientadora ressalta que a exposição a ruídos de alta densidade e por um longo período de tempo pode resultar na perda temporária da audição, dificuldade de compreensão da fala, zumbido, insônia, irritabilidade, dentre outros sintomas. ''Além de conscientizar o servidor buscamos incentivar a utilização de equipamentos e tecnologias que reduzam o nível de ruído e preservem a saúde auditiva'', acentua.

Projeto “Na Escuta”

Nesta quarta-feira (26/04), data que celebra o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, a Célula de Fonoaudiologia promoverá, a partir das 13 horas, no auditório do DSAS, o lançamento do projeto ''Na Escuta''. O evento será prestigiado pela primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, pelo diretor do DSAS, Luis Edson Sales e alunos do Instituto Filippo Smaldone.

Às 14h15min, a Célula realizará o ''minuto do silêncio'', um momento de sensibilização para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas. A concentração será a partir das 14 horas. Servidores e diretores das células do DSAS estarão na parte externa do anexo III da Alece com balões brancos nas mãos para o período de silêncio por 60 segundos.

A ação ''O Minuto do Silêncio'' conta com a parceria do DSAS, Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Célula de Saúde Mental e Prática  Sistêmica Restaurativa, Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Centro de Mediação  e Gestão de Conflitos e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).

Saiba mais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a lei determina que o nível máximo de barulho que um trabalhador pode ficar exposto em uma jornada de oito horas de trabalho é oito decibéis. Após esse limite, a legislação adota o passo de cinco: 85 decibéis para cada quatro horas trabalhadas, 90 decibéis para cada duas horas, e assim por diante.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também