Casa do Cidadão retoma atendimento presencial na AL
Por ALECE01/09/2020 13:48 | Atualizado há 1 ano
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A Casa do Cidadão, espaço mantido pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, retomou suas atividades presenciais na Assembleia Legislativa do Ceará nesta semana. O espaço fornece documentos como RG (primeira e segunda vias, para pessoas casadas ou solteiras), bem como CPF, mediante agendamento online (sps.ce.gov.br/sistemas). O atendimento é feito no Anexo II do Poder Legislativo, no Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes (térreo).
Para quem busca retirar o RG, são necessárias original e cópia da certidão de nascimento, bem como duas fotos 3x4 recentes e cópia do CPF (caso possua). Caso busque obter a segunda via do documento, é requisitada cópia do RG anterior ou documento com digital. Na falta destes, é solicitado Boletim de Ocorrência (B.O.). Para retirar a segunda via do RG, é exigida a taxa de R$ 53,88, cujo boleto é emitido por meio do site http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE. Para quem é casado, são solicitadas original e cópia da certidão de casamento.
Quem busca obter o CPF deve levar à Casa do Cidadão RG ou certidão de nascimento original ou cópia autenticada. Caso seja maior de 18 anos de idade, é obrigatório que porte título de eleitor.
Cronograma de atendimento
O atendimento presencial foi iniciado nesta terça-feira (01/09). O coordenador da Casa do Cidadão na Assembleia, Frederico Ehrich Araripe, afirma que, inicialmente, um total de 10 a 12 servidores faz o atendimento, das 8 horas às 14 horas, até o próximo dia 4 de setembro. De acordo com ele, neste período, estão sendo atendidas diariamente entre 40 e 45 pessoas, dentre as que buscam retirar o RG. "Estamos atuando de forma a atender 50% da nossa capacidade, já que normalmente são atendidas cerca de 80 pessoas", compara.
Ainda de acordo com ele, a partir de 8 de setembro, ao longo de duas semanas, o horário de atendimento será ampliado, indo das 8 horas às 16 horas, o que permitirá que o atendimento chegue a 75% do período normal. A previsão de Frederico Ehrich Araripe é a de que o atendimento chegue a 100% na última semana de setembro.
De acordo com o coordenador, os servidores que trabalham no Caminhão da Cidadania também estão atuando no trabalho feito pela Casa do Cidadão. Frederico aponta como cuidados necessários por parte de quem busca o atendimento presencial uso obrigatório de máscara, devido à pandemia da Covid-19, evitar estar acompanhado durante o atendimento, para inibir aglomerações, e acompanhar o calendário de agendamento feito pelo órgão.
Serviço: Casa do Cidadão, unidade Assembleia Legislativa do Ceará. Emissão de documentos como RG (primeira e segunda vias, para pessoas casadas ou solteiras), bem como CPF, mediante agendamento online (sps.ce.gov.br/sistemas). Atendimento das 8 horas às 14 horas, até o dia 4 de setembro. A partir de 8 de setembro, atendimento das 8 horas às 16 horas. Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2674 (esquina com avenida Pontes Vieira). Telefones: 85.3277.2782/ 3277.2786.
SC
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
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