Cardiologista aponta cuidados necessários com a saúde do homem
Por ALECE20/11/2020 13:31
Compartilhe esta notícia:

A maioria dos homens em geral procura o médico quando as doenças chegam. Agir assim é um erro, pois recomenda-se visitar o médico ao menos uma vez por ano como procedimento fundamental para manter a saúde em dia.
De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. Desse total, metade só fez isso quando as doenças chegaram em estágio avançado. É algo com que se preocupar com relação à saúde do homem.
No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, o médico Célio Vidal, cardiologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, alerta quanto a cuidados necessários para a manutenção da saúde dos homens. “Vale lembrar que não só de câncer de próstata morre o homem. Quem mais apresenta casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e de infarto no miocárdio é o homem”, aponta.
De acordo com ele, vários fatores devem ser corrigidos e detectados para que o homem tenha uma atitude preventiva quanto às doenças de uma forma geral. “É importante buscar sempre uma avaliação médica e se procurar identificar os fatores de risco, como hipertensão arterial, o diabetes, a dislipidemia (elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose), os níveis de obesidade, sedentarismo e tabagismo. A correção de todos estes fatores irá resultar no afastamento de diversas patologias”, frisa.
Confira as dicas para a saúde do homem fornecidas pelo cardiologista do DSAS, Célio Vidal, no vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna e pelo Departamento de Saúde e Assistência Social, com o apoio da TV Assembleia.
SC, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Videos
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS