Dicas de Saúde

Campanha Saúde Vocal tem nova etapa

Por Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
16/04/2024 14:23 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

Socorro Timbó e Luis Edson Sales durante a atividade Socorro Timbó e Luis Edson Sales durante a atividade - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu, nesta terça-feira (16/04) a campanha Saúde Vocal. A atividade, realizada no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), contou com parceria do Comitê de Responsabilidade Social, por meio das Células de Segurança e Saúde do Trabalho e de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, e da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce).

“O diagnóstico precoce de problemas vocais pode impactar no tratamento e na qualidade de vida de muitas pessoas. Por isso, a Célula de Fonoaudiologia do DSAS planejou a campanha Saúde Vocal, em alinho com a comemoração do Dia Mundial da Voz (16 de abril), no intuito de promover conscientização com amplo conteúdo informativo e atendimentos com o nosso médico Luiz Ricardo Martin, que participou da ação”, informou o diretor do DSAS, Luis Edson Sales.

“A voz é uma fonte de expressão que impacta o semelhante, às vezes até mais do que a visão. Ela transmite o que somos e o que sentimos, e nada mais justo que ela mereça a nossa atenção e o acompanhamento de profissionais qualificados. Em maior ou menor grau, os transtornos da voz prejudicam a qualidade de vida das pessoas”, afirmou a orientadora da Célula de Fonoaudiologia do Departamento, Socorro Timbó.

Prevenção

O otorrinolaringologista da Célula de Clínica Médica do DSAS, Luiz Ricardo Martin, frisou que é preciso estar atento aos sinais que podem indicar complicações na laringe, como alterações de voz, rouquidão, entalo, pigarro e disfagia (dificuldade em deglutir).

Ação mobilizou gestores e servidores da Alece, no Anexo III - Foto: Bia Medeiros

“As alterações na voz podem denunciar problemas como calos vocais e lesões na laringe, seja o paciente profissional da voz ou não, e até mesmo o câncer nesse órgão, que pode estar relacionado ao tabagismo, alcoolismo e refluxo faringolaríngeo”, informou o especialista.

Conscientização

A campanha Saúde Vocal ofereceu também um momento de conscientização promovido por Jacqueline Assunção, biblioterapeuta da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas. Na ocasião, a profissional entrevistou colaboradores da Alece, que prestaram depoimentos sobre o impacto da voz em suas rotinas.

Coral Assalce, tendo à frente o maestro Elbano Caldas - Foto: Bia Medeiros

O momento contou ainda com apresentação do Coral Assalce, conduzido pelo maestro Elbano Caldas, que afirmou que toda voz pode ser treinada para o canto. “Há um ditado que diz: quem fala, canta. Mesmo quem alega não ter voz adequada está convidado a participar do nosso coral. Os ensaios são realizados nas segundas-feiras, às 14h30min, na Associação”, pontuou.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também