Brinquedos devem ser higienizados para evitar transmissão de vírus e bactérias
Por ALECE15/05/2020 14:49
Compartilhe esta notícia:
Assim como a limpeza das mãos, a higienização dos brinquedos é fundamental para evitar a transmissão de vírus e bactérias. Esse é o alerta feito pela enfermeira Wanessa Barroso, coordenadora do Serviço de Higienização do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.
“O brinquedo pode funcionar como reservatório de microrganismos e causar infecções principalmente bacterianas e pela presença de fungos. É preciso que haja regularidade na limpeza não só do ambiente onde as crianças brincam, como também dos próprios brinquedos”, esclarece Wanessa. Os objetos poder ser higienizados manualmente, mas, caso pais ou responsáveis pelas crianças percebam a presença de saliva ou secreção, a limpeza deve ser imediata.
A profissional aponta que para uma higienização efetiva é preciso observar cada tipo de material que compõe os brinquedos. “O ideal é que sejam de material plástico, não poroso, de forma a garantir a desinfecção, que deve ser feita com água e sabão neutro e finalizada com álcool 70%. Bichinhos de pelúcia devem ser lavados com água e sabão e colocados para secar ao sol que houver na residência”, exemplifica.
A limpeza dos brinquedos é recomendada de duas a três vezes por semana, mas se o seu filho tem algum tipo de virose, vale a pena higienizar diariamente para reduzir a chance de propagação do vírus.
Materiais
Plástico ou borracha: colocar os brinquedos de molho em água morna com vinagre e detergente. Em seguida, esfregar a sujeira.
Com apito: lavar com um pouco de água e sabão. Não deixe de molho nem lave em água corrente, porque podem deixar de fazer barulho.
Metal: para evitar que a peça fique úmida e enferruje, use um pano com álcool para que a umidade evapore mais rápido.
De banho: Após o banho, seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro para evitar mofo e fungo.
Eva: utilize um pano umedecido em água e sabão ou álcool. Deixe secar bem para evitar manchas e fungos.
(Do Portal do Governo do Estado do Ceará)
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna