Bombeiros orientam sobre engasgos em palestra no "COTI Break"
Por ALECE13/03/2020 18:28
Compartilhe esta notícia:
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI) realizou nesta sexta-feira (13/03) seu oitavo encontro mensal, com palestra sobre primeiros socorros em caso de engasgos, em evento destinado aos servidores do setor. O encontro, denominado "COTI Break", foi iniciado com a exposição ministrada pela tenente BM Samara Dantas e pelo subtenente BM Sena, da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará.
A tenente Samara destacou que em caso de Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE), é importante que quem vai promover o socorro saiba demonstrar calma e que domina a técnica do salvamento. "Muitas vezes, as pessoas que estão em torno da vítima se desesperam e passam a gritar, sem saber o que fazer. Então, é preciso ter firmeza e pedir o silêncio de todos para que a ação seja efetiva", acentuou, revelando que recentemente aconteceu um engasgo de uma criança, sua vizinha, e que ela foi chamada a auxiliar.
Naquela oportunidade, conforme explicou a oficial, a criança de um ano e dois meses de idade tinha entrado em convulsão e a cuidadora apenas balançava o bebê no colo, demonstrando desespero. "Peguei a criança, que já estava arroxeada pela insuficiência respiratória, e coloquei na posição correta, de bruços sobre o braço, e assim, a saliva que obstruía as vias aéreas escorreu, normalizando a respiração", explicou.
Cuidados com alimentos
O subtenente BM Sena, com formação em urgências e emergências, explicou que os engasgos são provocados principalmente por corpos estranhos, que podem ser alimentos, moedas, pílulas, dentaduras, reações alérgicas ou vômito, entre outros. "Na maioria dos casos os alimentos sólidos são a causa. Há também as ocorrência de epilepsia, quando a pessoa deve ser colocada de lado, deitada, e protegendo a sua cabeça", apontou.
No caso de adultos engasgados, segundo afirmou, deve ser adotada a manobra Heimlich, que consiste em promover uma pressão no ventre da vítima, colocando os abraços em torno do abdômen, na posição de pé. "Em casos de vítimas obesas ou grávidas devem ser realizadas compressões toráxicas", disse o bombeiro.
O coordenador da COTI, Charlie Lopes, agradeceu a participação dos bombeiros no evento. O COTI Break é realizado mensalmente na sala da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. Após a realização da palestra, o setor se reuniu para avaliar internamente o andamento do trabalho do setor .
O COTI Break é realizado mensalmente na sala da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. Para a realização dos encontros, o setor conta com a parceria do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS).
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eventos virtuais da Alece prosseguem pelo Zoom até julho de 2025, anuncia Coti
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) informa que os eventos virtuais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), incluindo reu...
Autor: Julyana Brasileiro