Balanço do Procon supera 6.500 procedimentos no primeiro semestre
Por Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da Alece e Procon Assembleia27/07/2023 11:25 | Atualizado há 2 meses
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Levantamento realizado sobre o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia) registra um total de 6.526 serviços prestados à população cearense, durante o primeiro semestre de 2023. Nesse período, foram 2.093 aberturas de reclamação, 1.123 envios de cartas, 211 chamadas via telefone para solução de conflitos, 1.588 audiências, 148 cálculos de revisionais e 470 pareceres e 893 consultas.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Fernando Hugo (PSD), observa que o Procon Assembleia continua em atividade voltada ao atendimento da população. "É bom frisar que os números apresentados em múltiplos procedimentos efetuados pelos advogados, contabilistas e técnicos conferem o valor do serviço prestado à sociedade", acentua.
O parlamentar informa também que será realizada até o final do ano uma nova auditoria internacional, pela Fundação Vanzolini, sendo o primeiro Procon de legislativos do País a passar por este procedimento. "Assim, teremos o reconhecimento internacional ISO 9001, fato que muito nos orgulha. Esta é também uma forma de valorizarmos todos aqueles que fazem o Procon Assembleia, realizando uma prestação de serviços com excelência", adianta.
Produtividade em destaque
A coordenadora do órgão, Valéria Cavalcante, avalia que os números simbolizam a alta produtividade e qualidade no serviço prestado pelo Procon Assembleia. “O fato de nossos serviços serem agendados colabora muito para a nossa produtividade. Outro fator que chama atenção é a consciência que a população vem tomando a cada dia do seu direito, enquanto consumidor. E isso nos prepara ainda mais para uma nova avaliação da ISO 9001, no intuito de mantermos esse reconhecimento da qualidade do nosso serviço”, salienta.

Equipe do Procon Assembleia durante auditoria interna realizada em 26 e 27 de junho - Foto: Divulgação/Procon Assembleia
Nos dias 26 e 27 de junho, foi realizada auditoria interna no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Procon Assembleia, cujo objetivo foi verificar a eficácia do sistema e sua conformidade com os requisitos da norma NBR ISO 9001:2015 e com os estabelecidos pelo órgão. A condução da auditoria foi realizada pelos auditores internos, Francisco Costa, Rodrigo Colares e Ana Pontes, juntamente com a auditora líder, Josaina Menezes, todos com qualificação comprovada.
Saiba mais
O órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, que integra a plataforma ProConsumidor (Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor), tem como principais atribuições orientar; proteger e defender o consumidor, intermediando conflitos nas relações de consumo; promovendo audiências de conciliação e informando as providências cabíveis caso seja necessário recorrer à via judicial.
Há ainda um programa permanente de educação para o consumo por meio do Procon Responde, que consiste em vídeos, onde advogados do órgão respondem às principais dúvidas dos consumidores e estão disponíveis no site.
Além dele, palestras também podem ser solicitadas por órgãos públicos, como detalha Valéria Cavalcante. “Realizamos, inclusive, palestras em órgãos públicos para educação dos servidores sobre superendividamento, levando àqueles que precisam, uma possibilidade de gerenciar melhor a sua renda”, pontua.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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Telefone: 85.3257.3032