Procon Assembleia

Procon Assembleia registra mais de 8.600 serviços prestados no primeiro semestre

Por Agência de Notícias Alece
29/07/2024 09:39

Compartilhe esta notícia:

Procon Assembleia segue com seu funcionamento normal durante o período de recesso Procon Assembleia segue com seu funcionamento normal durante o período de recesso - Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia), totalizou 8.633 atendimentos realizados nos primeiros seis meses deste ano. A informação faz parte do relatório semestral de atividades do órgão, que utiliza a plataforma do ProConsumidor, da Secretaria Nacional de Atendimento ao Consumidor (Senacon), como base de dados.

A chefe do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, detalha que, no período, foram abertas 2.467 reclamações e emitidas 1.634 cartas demandando as empresas reclamadas a emitirem uma resposta. Também foram realizadas 1.815 audiências e 2.154 consultas. Além disso, o órgão efetuou 93 tratativas por telefone, nas quais a empresa reclamada é contatada por meio de uma linha direta de comunicação para tentar solucionar o conflito. Nos dados registrados pelo Procon Assembleia, há a emissão de 379 pareceres e a realização de 91 cálculos revisionais.

“O Procon Assembleia, neste primeiro semestre de 2024, teve suas maiores demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica e ao abastecimento de água, bem como demandas relacionadas aos assuntos financeiros, cartões de crédito, empréstimos pessoais e consignados”, explicou Valéria Cavalcante. 

Segundo a chefe, a alta procura dos atendimentos demonstra a confiança dos cidadãos no trabalho realizado pelo órgão. “Foi um semestre em que nós tivemos o consumidor vindo muito ao Procon Assembleia. Foi um serviço muito bem prestado pelos servidores que fazem audiência, os advogados e os administrativos”, finalizou.

ATENDIMENTOS

O Procon Assembleia segue com seu funcionamento normal durante o período de recesso parlamentar neste mês de julho, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para acessar o serviço de abertura de reclamação, o consumidor deve realizar agendamento por meio de formulário no site oficial ou enviar e-mail para proconalece.atendimento@al.ce.gov.br, contendo relato do seu pedido; número de contato telefônico; arquivo em PDF contendo um comprovante de identidade, CPF, comprovante de endereço; fatura, no caso de serviço; notas fiscais e ordem de serviço, no caso de produto, e outros documentos referentes à reclamação. 

Para a solicitação de cálculo revisional de cartão de crédito, empréstimos e financiamento de automóvel e moto, o agendamento de atendimento presencial também deve ser feito na página do serviço no site do Procon Assembleia, ou enviar e-mail para proconalece.calculo@al.ce.gov.br. A lista de documentos a serem anexados está disponível aqui

 SERVIÇO

Procon Assembleia 

Funcionamento: segunda a sexta-feira, 8h às 17h. 

Endereço: Avenida Pontes Vieira, nº 2.300, anexo III, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE. 

Contato: procon.al.ce.gov.br/ (85) 3277-3800 / 3277-3801 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
 

Veja também