Coordenadoria de Comunicação Social

Atuação dos servidores da ALCE viabiliza campanha Ceará Sem Drogas

Por ALECE
23/11/2018 14:34

Compartilhe esta notícia:

Servidores e servidoras da ALCE durante atividade da campanha Servidores e servidoras da ALCE durante atividade da campanha - Foto: Divulgação ALCE

Cerca de 60 mil estudantes de todo o Estado já foram beneficiados com a campanha Ceará Sem Drogas, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). A iniciativa leva aos municípios cearenses debates com o ex-jogador da Seleção Brasileira Walter Casagrande, que já enfrentou severos problemas devido à dependência química. Com a realização de eventos nos próximos dias 29/11, em Missão Velha e 30/11, em Acopiara, a campanha chega à sua 27ª edição.

Para que cada um desses eventos sejam realizados com sucesso, uma equipe formada por quatro servidores, coordenada por Aline Bezerra, realiza um trabalho ao longo de vários dias, desde o agendamento até a concretização do programa. As atividades envolvem ainda servidores e servidoras vinculados à Coordenadoria de Comunicação Social, que divulgam as atividades para todo o estado por meio das mídias do Poder Legislativo.

“A presença da Ceará Sem Drogas nos municípios é formatada com uma palestra apresentada sobre a problemática das drogas, de aproximadamente uma hora, e a luta vitoriosa de Casagrande contra a dependência química. Em seguida, é aberta a participação dos presentes, através de perguntas dos jovens, com mediação do jornalista Fábio Pizzato. Após este momento, é realizada uma entrevista coletiva com os veículos de comunicação locais, com a participação de Casagrande e do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, sobre o tema abordado e a importância da iniciativa para a prevenção de uso de drogas”, explica Aline Bezerra.

Como se dá a participação dos servidores

A cordenadora revela que por trás do evento há todo um trabalho realizado pela equipe, que chega ao município com um ou dois dias de antecedência, para promover a divulgação e a mobilização da população por meio das emissoras de rádio locais, afixação de cartazes e fazer contato com a equipe local.  “Já aconteceu reunião com até 5 mil participantes, como em Viçosa do Ceará. Para que isso seja possível, precisamos de uma estrutura local de apoio”, frisa.

Entre as obrigações municípios sediadores, estão o local com acomodações suficientes para o público esperado, segurança e ambulância de apoio, bem como a disponibilização de um mestre de cerimônia. A campanha já promoveu atividades em Fortaleza, Crato, Limoeiro do Norte, Sobral, Viçosa do Ceará, Nova Russas, Aquiraz, Campos Sales, Acaraú, Crateús, Sobral, Horizonte, Aracati, Cruz, Ocara, Russas, Brejo Santo, Boa Viagem, Várzea Alegre, Itatira, Morada Nova, Itapajé, Tauá e Massapê.

Além da coordenadora Aline Bezerra, também participam da organização da campanha as servidoras Samya Regia, Carol Molfese, Flávia Vasconselos e Sandra Gonçalves. Representantes dos municípios que quiserem também receber a visita da Ceará Sem Drogas podem entrar em contato com o comitê organizador através do telefone (85)3277.2504. Atualmente, há 20 municípios que já aguardam agendamento de novas edições.

Veja também