Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Atividades dão continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente

Por Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro
10/06/2024 18:10 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Homenagem aos catadores foi a atividade inicial desta segunda-feira (10/06) Homenagem aos catadores foi a atividade inicial desta segunda-feira (10/06) - Foto: Celso Oliveira

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, deu continuidade, nesta segunda-feira (10/06), à Semana do Meio Ambiente, com duas atividades. Pela manhã, a programação teve início com homenagem aos catadores de materiais recicláveis de Fortaleza, que realizam uma parceria com o Poder Legislativo. À tarde, foram iniciadas as aulas do curso Ecoa 2.0 para municípios e servidores da Alece.

A homenagem aos catadores foi realizada no auditório Lucila Bomfim, do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), com o objetivo de reconhecer e agradecer o trabalho realizado pelos catadores, além de fazer uma referência ao Dia Nacional dos Catadores, celebrado em 7 de junho.

O engenheiro ambiental João Pedro Freire, coordenador da Sala de Resíduos célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, considerou que a homenagem foi uma forma de reconhecimento da importância dos recicladores e catadores em na nossa sociedade. "Eles são agentes ambientais que ajudam a promover um desenvolvimento sustentável nas cidades", salientou.

O coordenador informou que há no Brasil a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que destaca a importância dos catadores dentro desenvolvimento sustentável.  "Falando dentro da política, é feita uma hierarquia do que deve ser feito com o resíduo. Bem anteriormente, esse material era simplesmente descartado no aterro sanitário. Hoje, muitos resíduos são recicláveis e os catadores são os principais agentes nos centros urbanos que promovem a reciclagem", observou.

João Pedro Freire salientou que a Assembleia Legislativa tem uma parceria com os catadores, realizada por chamamento público. "A gente tem um decreto estadual abordando sobre a coleta seletiva solidária, indicando que os entes e os órgãos estaduais diretos e indiretos devem promover essa parceria junto com os catadores, além de fazer a coleta seletiva dentro dos órgãos", apontou. Na Alece, segundo o engenheiro ambiental, existe parceria com quatro associações: Associação dos Recicladores Amigos da Natureza (Aran), Sociedade dos Catadores de Recicláveis e Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan) e Associação Rosa Virgínia.

Sobre a homenagem e a atuação dos catadores

A homenagem, conforme apontou João Pedro, ressaltou a importância do papel dos catadores na construção de uma sociedade mais sustentável. Os catadores de materiais recicláveis são responsáveis pela coleta de materiais como papel, plástico, metal e vidro, que são separados e encaminhados para processos de reciclagem. Este trabalho contribui significativamente para a redução de resíduos sólidos, a promoção da reciclagem e a conservação dos recursos naturais.

Amanda Melo, orientadora do Comitê de Responsabilidade Social, considerou que a homenagem aos catadores é de extrema importância, e já faz parte da programação realizada todos os anos, dentro do Mês do Meio Ambiente. "A receptividade desse momento com todos eles é parte importantíssima no processo de gerenciamento de resíduos. São eles que dão o destino adequado, e fazem com que os resíduos virem produtos novamente. Por isso, é extrema importância a gente ter esse contato mais próximo com todos", afirmou.

A presidente da Socrelp, Janete Cabral, disse considerar muito importante o reconhecimento da Alece. "Em alguns locais que a gente vai, a gente não tem esse abraço que a Assembleia Legislativa nos dá. Muitas vezes a gente é discriminada e aqui a gente se sente bem acolhida", testemunhou.

De acordo com a presidente, a Socrelp trabalha com 16 associados, além de outras pessoas que vão até a sede só para vender o material, e não querem se associar. "A gente recolhe os recicláveis, fazendo bem ao meio ambiente e proporcionando renda às pessoas. No bairro em que a gente mora e nos locais onde a gente passa, sentimos a importância do nosso trabalho", disse.  Na Alece, a entidade recolhe em torno de 500 kg de material reciclável mensalmente, conforme salientou Janete Cabral. 

Curso Ecoa 2.0

No período da tarde, a Célula de Sustentabilidade iniciou as aulas do curso Ecoa 2.0 para municípios e servidores da Alece. A capacitação, ministrada pela engenheira ambiental Morgana Ferreira, assessora técnica na Célula, tem o objetivo de capacitar os profissionais do setor público para implementar e promover práticas de educação ambiental e engajamento comunitário, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Amanda Melo, orientadora do Comitê de Responsabilidade Social, ressaltou que o curso é pertinente, sobretudo nos dias atuais, já que vivemos em uma natureza em constante transformação. '' Precisamos redefinir a nossa forma de conviver com a natureza para uma forma mais harmoniosa, cuidando dos recursos naturais de forma sustentável, garantindo que as próximas gerações possam usufruir  também desses recursos”, defendeu.

Ainda conforme a orientadora, com o curso, o Comitê espera incentivar a todos para que cada município e servidor reconheçam as boas práticas da Assembleia Legislativa em educação ambiental e consigam de fato engajar e ecoar essas ações. 

Durante a primeira aula, Morgana Ferreira destacou as principais ações da Célula de Sustentabilidade e o papel da Alece no fomento à Educação Ambiental. Conforme apontou, a ideia do Ecoa, como o nome já sugere, é ecoar o conhecimento, para outros setores da Casa e público externo. ''Brotamos uma semente e esperamos que todos atuem como multiplicadores. Cada etapa do Ecoa impacta o mundo de alguma forma e este curso vem reforçar o intuito de fomentar a educação ambiental e vai tratar de temas como a evolução histórica da questão ambiental, os desafios do desenvolvimento sustentável e os impactos das mudanças climáticas”, apontou.

No primeiro módulo do curso, foram apresentados os conceitos básicos de educação ambiental e sustentabilidade no setor público, a legislação ambiental, os princípios da educação ambiental, reflexão e futuro da educação ambiental e os impactos das mudanças climáticas.

As aulas da segunda edição do curso Ecoa 2.0, serão realizadas por meio da plataforma Zoom até sexta-feira (14/06). O projeto de educação continuada e ambiental abordará temas essenciais como a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e práticas sustentáveis que podem ser incorporadas no cotidiano. 

A programação do Mês do Meio Ambiente prossegue neste sábado (15/06), com aulão para o Programa Alcance sobre mudanças climáticas, no auditório do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), às 8 horas.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também