Coordenadoria de Comunicação Social

Assessoria de Imprensa é a ponte entre ALCE e meios de comunicação

Por ALECE
12/12/2018 17:33 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Jornalistas Juliano de Medeiros e Aline Pedrosa em plenário durante pronunciamento do presidente Zezinho Albuquerque Jornalistas Juliano de Medeiros e Aline Pedrosa em plenário durante pronunciamento do presidente Zezinho Albuquerque - Foto: Dário Gabriel

O fluxo de informação entre os poderes constituídos e a sociedade é um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Assim, é indispensável que os veículos de comunicação social (rádio, jornal, TV e mídias da Internet) tenham acesso às fontes das notícias, para que possam noticiar da forma mais fiel possível. As assessorias de imprensa têm, por excelência, de facilitar o contato, transformando-se em pontes entre a fonte e os meios de comunicação. Na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), parte desse relevante trabalho vem sendo executado pelos assessores de imprensa do Poder, Aline Pedrosa e Juliano de Medeiros, que atuam junto ao presidente Zezinho Albuquerque (PDT).

De acordo com a jornalista Aline Pedrosa, um dos trabalhos que desempenha é conseguir encaixar na agenda do presidente, “sempre lotada”, o acesso de repórteres dos veículos de comunicação. “Por isso, é sempre bom que sejamos procurados pelos profissionais, porque nosso interesse é tornar possível esse contato, independente do assunto a ser tratado”, frisa Aline.  Ela explica que são muitas as demandas dos agentes públicos e representantes da sociedade civil que buscam o presidente diariamente. “Praticamente todos os 184 prefeitos, lideranças políticas e de entidades de classe estão sempre procurando o acesso, para encaminhar pleitos de suas comunidades e categorias”, explica.

Além de exercer esse papel de mediação, Aline esclarece que todas as informações que dizem respeito ao Poder Legislativo, divulgadas pelos veículos de comunicação da ALCE, são discutidas entre o presidente e assessores, diariamente. “O presidente acorda muito cedo, e, no nosso primeiro contato, pela manhã, já discutimos o que foi noticiado. Também outras questões que podem impactar sobre a Assembleia também são tratadas”, acentua.

Cotidiano da assessoria

Esse trabalho, conforme revela Aline, tem o comando do jornalista Ilo Santiago Jr., coordenador de comunicação da Assembleia Legislativa, que já passou também pela assessoria.  “Todas as questões são avaliadas por nós, sempre de forma democrática e franca. A partir daí, damos o encaminhamento a cada assunto avaliado”, diz.

Mãe de gêmeos, atualmente com três anos de idade, Aline busca a conciliação do exercício profissional com a maternidade sempre de forma cordata com os colegas de trabalho. “Não temos horário fixo. Cobrimos a atividade do presidente Zezinho nos três turnos, manhã, tarde e noite, dividindo as tarefas. Quando ele está em plenário, sempre nos mobilizamos de forma a poder acompanhá-lo e divulgar seu trabalho de várias formas”, enfatiza.

Adequação às mídias sociais

A imagem do presidente também está sendo focada nas midias sociais. "Em 2018, procuramos focar neste meio. São várias postagens, lives e stories com o trabalho dele sempre em destaque." Explica o jornalista Juliano de Medeiros.

Outro fator importante trabalhado pelos assessores, conforme revela Juliano, é o media training, que consiste em preparar o assessorado para situações abordadas pelos jornalistas, "É um processo contínuo de treinamento e diálogo", explica.

Em toda assessoria de imprensa existem momentos de crise, o que exige ações diferenciadas dos jornalistas que atuam na área. "Precisamos nos mobilizar para atender uma demanda mais urgente. Sempre procuramos estar preparados para qualquer situação para não sermos pegos de surpresa", afirma Juliano.

O trabalho dos assessores envolve ainda a produção de conteúdo para mailing list de jornalistas e veículos de comunicação, listas de radialistas de WhatsApp e repórteres do Interior do Estado.  “Procuramos sempre levar a todos o que é relevante, sem privilegiar nem prejudicar nenhum profissional”, revela Aline.

Veja também