Assembleia realiza Plantão Psicológico e entrega de laços e folders do Setembro Amarelo
Por ALECE08/09/2021 13:50
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, nesta quarta-feira (08/09), duas ações alusivas à campanha Setembro Amarelo: o Plantão Acolher Amarelo e a entrega de laços e folders a parlamentares, servidores e público externo que visita a Casa. As ações ocorreram de forma simultânea, pela manhã, dando continuidade à atuação da Alece na conscientização sobre medidas necessárias para a prevenção ao suicídio.
O Plantão Acolher Amarelo, projeto do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), iniciou, a partir desta quarta-feira, atendimento no Comitê de Imprensa da Casa, com quatro psicólogas dentro da programação do Setembro Amarelo.
O Plantão Psicológico foi ampliado para ser realizado durante todos os dias úteis da semana, a partir desse mês de setembro, na sede do DSAS, que fica no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). “No momento é exclusivo para o servidor da Assembleia e seus dependentes por conta da pandemia do COVID-19, mas posteriormente estará aberto à comunidade”, afirma Rejane Sales, coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, do DSAS.
Acolhimento
Na manhã desta quarta-feira, foi feito também o acolhimento dos servidores e entrega de laços amarelos e folders na sede da Casa, no hall que dá acesso ao Plenário 13 de Maio. A deputada estadual Érika Amorim (PSD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, presente ao evento, ressaltou que é importante a Casa atuar em articulação com as mobilizações nacionais em torno da saúde mental.
"Nós tivemos momentos realmente difíceis, onde a saúde mental está sendo desafiada dia após dia. Por isso, é importante estimular o debate sobre o assunto, para que se tenha uma compreensão sobre os sinais. Muitas pesssoas sentem dificuldades de falar sobre os sentimentos, especialmente os homens. Mas a gente busca trazer à consciência estes sinais para que os familiares, amigos e pessoas que estão próximos possam perceber e oferecer a sua escuta afetiva de fato", defendeu. Ela acentuou que também deve ser estimulada a procura de um profissional para fazer o acolhimento e avaliar o estado da pessoa.
A entrega dos laços e folders foi feita em conjunto pelo Núcleo de Saúde Mental, DSAS e Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental.
Sobre o Plantão Psicológico
Segundo a orientadora da Célula de Psicologia, Maria da Conceição Guerra Martins, o Plantão Psicológico já atuava com sucesso na sede do DSAS e agora com o apoio do Núcleo de Saúde Mental irá além. “O plantão será também para informações e retirada de dúvidas possíveis sobre saúde mental. Posteriormente, vamos formar um grupo psicoeducativo com roda de conversas sobre o luto pós-suicídio", afirma Conceição Guerra. O grupo será denominado "Você se foi e Eu fiquei".
A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Rejane Sales, destaca que o Movimento Setembro Amarelo deveria ser desenvolvido o ano todo, pela premência do tema prevenção a suicídio. "Mas temos este momento como uma bandeira, porque precisamos falar de saúde mental, no sentido de conscientizar servidores, ampliar informações para que tenhamos formas de ajudar quem precisa". Ela acentua que muitas vezes as pessoas não falam o que sentem e realizam o suicídio, por ser essa uma prática com muitas motivações.
"Muitas vezes as pessoas elencam o suicídio como resultante de depressão. Mas não é só isso. Ele está ligado a transtornos, perdas, e outros fatores. Então é preciso que os servidores atentem para pessoas que podem estar próximas e adoecidas. Por isso, esse movimento é importante, no sentido e conscientizar e acolher a quem precisa. Neste sentido, estamos realizando o plantão Setembro Amarelo", afirma.
A psicóloga Raquel Penaforte, que está participando do atendimento aos servidores no Comitê de Imprensa da Alece, informa que o plantão é uma parceria do Núcleo de Saúde Mental com a Célula de Psicologia do DSAS. "Ele vai funcionar todas as quartas-feiras durante o mês de setembro, para qualquer pessoa que buscar o atendimento, de 9 horas às 13 horas. Posteriormente também haverá plantão na sede do Departamento, voltado aos servidores", adianta. Ela explica que é uma ação emergencial e não um procedimento terapêutico de longa duração. "Será a primeira sessão e depois haverá mais três retornos", frisa.
Agenda
Para esta quinta-feira (09/09) está prevista a realização da Blitz da Saúde Mental. A atividade será realizada nas esquinas das avenidas Pontes Vieira com Desembargador Moreira e rua Barbosa de Freitas. Na sexta-feira (10/09) está programada a solenidade do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no Anexo III, prédio onde fica localizado o Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia. Os setores envolvidos solicitam aos servidores da Casa que participem da atividade com roupas de cores branca ou amarela.
A mobilização para a programação do Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa é desenvolvida pelo Núcleo de Saúde Mental, Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas, Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio e Célula de Psicologia do DSAS.
JS/SC com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Palestra sobre acupuntura contempla pessoas com fibromialgia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSASRoda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS