Assalce e DSAS realizam ações preventivas e corte de cabelo para doação no dia 15/10
Por ALECE10/10/2019 13:19
Compartilhe esta notícia:
Dando continuidade às ações da campanha Outubro Rosa, a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, realiza, na próxima terça-feira (15/10), ações de saúde preventiva no hall de entrada do Poder Legislativo e palestra no Comitê de Imprensa. Estarão participando duas entidades que trabalham com a prevenção e mulheres diagnosticadas com o câncer de mama: Rosa Viva e Toque de Vida.
Na oportunidade,serão apresentadas uma pequena palestra e depoimentos de vida de mulheres que superaram a doença. Para a arrecadação de cabelos, será montado um espaço exclusivo para cortes de cabelo das servidoras que desejem praticar o ato solidário. Durante a programação, haverá entrega de laços cor-de-rosa e informativos sobre a prevenção do câncer de mama.
Os setores de Psicologia, Enfermagem e Laboratório de Análises Clínicas estarão participando diretamente da ação com os profissionais de cada setor falando sobre os serviços desenvolvidos pelo DSAS. Haverá também aferição de pressão e teste de glicemia. Todos os servidores e servidoras do DSAS estão engajados na campanha Outubro Rosa.
Importância das atividades
“O câncer de mama é o que tem mais incidência no nosso país e centenas de mulheres morrem devido a esta grave doença, mas a possibilidade de detectar o câncer no início e viver é muito grande”, ressalta Isabel Cortês, fisioterapeuta do DSAS que trabalha com mulheres mastectomizadas.
Luís Edson Corrêa, diretor do DSAS, conclama todos os servidores e servidoras a se fazerem presentes durante as ações que terão início às 9 horas e prosseguirão até 13 horas. “É de suma importância esse trabalho de conscientização e de informação realizado pelo DSAS, no que diz respeito à saúde preventiva, também no serviço prestado às mulheres que nos procuram, que já fizeram ou vão fazer a cirurgia. Os profissionais da Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem realizam um trabalho de excelência e com resultados satisfatórios bem como os profissionais de todos os setores que fazem o Departamento de Saúde”, afirma.
“O sucesso da campanha se dá em primeiro lugar pela ação e doação de cada servidor, do seu tempo, espírito de solidariedade de cada um que se mostra sensível e também por aquele que se transforma em um multiplicador contribuindo para que possamos fazer cada vez mais a saúde preventiva e assim ajudar a salvar vidas”, reitera Luís Edson Corrêa. “Agradecemos antecipadamente a todos que participarem desta ação e esperamos sempre contar com cada um para o sucesso de nossas ações”, conclama.
Autoexame é prioridade
Uma forma popular e totalmente gratuita de identificar alterações nas mamas é o autoexame, prática de tocar e observar regularmente a região em busca de mudanças significativas, como inchaços, saliências, manchas e modificações no tamanho ou formato dos seios, por exemplo.
Embora seja importante para detectar anormalidades, o autoexame não substitui a mamografia. Por isso, os profissionais da área de saúde fazem um alerta: mesmo que a servidora não encontre nenhum sinal alarmante durante o procedimento, ainda é indispensável consultar um ginecologista de confiança.
Também é fundamental relatar ao médico caso tenha algum dos fatores de risco para a doença, como ter entrado na menopausa após os 50 anos; ter menstruado antes dos 12; ter engravidado depois dos 30; não ter tido filhos; ou ter casos de câncer de mama entre familiares de 1º grau, como mães e irmãs.
(Da Assessoria de Comunicação do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna)
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS