Ir para o conteúdo principal
Departamento de Saúde e Assistência Social

Arraiá do Sapi celebra tradição nordestina e convivência entre os idosos

Por Julyana Brasileiro
22/06/2026 15:48 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Alex Costa

Quem disse que cuidar da saúde e da qualidade de vida não pode ser motivo de festa?

Com muito forró, comidas típicas e alegria, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) promoveu, nesta segunda-feira (22/06), o Arraiá do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi).

A iniciativa contou com quadrilha improvisada, decoração temática, sanfoneiro, escolha do rei e rainha do milho e muito arrasta-pé. Além de promover um momento de diversão, o Arraiá do Sapi trabalhou de forma lúdica a integração e a estimulação cognitiva dos participantes.

Para a orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Milene Mota, ações como essa combatem o isolamento social, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida aos idosos.

“Essa é mais uma data comemorativa muito importante para nós, nordestinos. As festas de São João trazem todo um resgate da memória afetiva ligada às comidas típicas e às reuniões em família. Além disso, proporcionam muitos benefícios para os idosos, porque trabalham a memória, a atenção e a socialização. E eles adoram, estão aqui para dançar, comer e brincar”. 

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales, destacou que o Sapi é motivo de orgulho para a Alece e se tornou uma referência entre as assembleias legislativas do País.

“Esse é um projeto muito bonito, formado por pessoas que a gente admira e que fazem parte dessa grande família, o Sapi. Temos a responsabilidade de acolher e cuidar daqueles que precisam do nosso carinho e da nossa atenção. E isso só é possível graças ao trabalho integrado das equipes que compõem o Departamento de Saúde e Assistência Social”, ressaltou.

Quem participa, recomenda 

Para Maria de Fátima Gurgel, momentos de confraternização como o Arraiá do Sapi são especiais por proporcionarem encontros entre pessoas da mesma faixa etária e fortalecerem os laços de amizade.

“Eu sempre gostei de confraternizações, mas as daqui do Sapi são muito especiais. A gente convive com pessoas mais ou menos da mesma idade, que nos conhecem, sabem quem somos, e isso é muito importante para mim. Além disso, todos aqui são muito educados e nos tratam muito bem. É um ambiente muito acolhedor”, afirmou.

Com um traje típico de São João, Júlia Barbosa afirmou que celebrar o Arraiá  é uma forma de manter a alegria e a disposição em todas as fases da vida.

“A gente tem que se cuidar, porque é assim que a gente continua vivendo bem e com alegria. Esses momentos fazem muito bem para nós. Aqui no Sapi achei tudo o que procurava: acolhimento, amor, orientação e bons profissionais, que me ajudam a ter uma boa qualidade de vida“.

Aldaisa Rodrigues Machado também fez questão de destacar a felicidade de participar do Sapi há três anos. “Aqui eu me sinto em casa e jovem porque pulo o carnaval, São João… A idade não me impede de brincar e ser feliz“.

Equipe multidisciplinar

O Arraiá do Sapi integra as atividades desenvolvidas pela Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, em parceria com as demais células, e busca estimular a autonomia, a socialização e a qualidade de vida dos usuários por meio de ações educativas, culturais e de integração.

O Sapi 

O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) oferece atendimento multiprofissional para a terceira idade e é destinado a parlamentares, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno.  

Confira mais sobre o trabalho do Sapi nesta matéria do Portal do Servidor

Saiba mais 

Essa iniciativa da Alece está vinculada a, pelo menos, dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas:  

  • 03 - Saúde e bem-estar;  
  • 16 - Paz, justiça e instituições eficazes. 

Os ODS são uma chamada ao enfrentamento a questões globais e buscam promover projetos com foco em paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteção ao meio ambiente e ao clima, desenvolvimento de comunidades e cidades mais sustentáveis. A Alece, por meio de suas ações efetivas, busca contribuir com o alcance dos ODS desde 2021, quando aderiu ao Pacto Global da ONU. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos 

Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/  

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

Veja mais imagens...

Veja também