Alece realiza ações de prevenção às LER/DORT para servidores
Por Paulo Veras25/02/2025 13:33 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

As lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomoleculares, conhecidas popularmente como LER/Dort, são um grupo de doenças que têm forte ligação com a rotina de trabalho. No dia 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Combate às LER/Dort, instituído em 2000 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Para marcar a data e destacar as ações e projetos contínuos que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza para a prevenção e promoção da qualidade de vida dos servidores, diversos setores da Casa estão recebendo visitas ergonômicas e orientações sobre as LER/Dort nesta terça (25) e quarta-feira (26).
As iniciativas são parte do trabalho da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social da Casa e das células do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Durante a ação está sendo distribuída uma cartilha com conceito, tipos de acometimentos, formas de prevenção e os diversos tratamentos para LER/Dort, material disponível ao fim deste texto.Equipes da Alece promovem ação de combate às LER/Dort. Foto: José Leomar
Prevenção e atenção integral
Rosilene Aragão, ergonomista da Alece, explica que há uma linha de ação na Casa que foca na prevenção a partir da realização de ações que permitam aos servidores e servidoras adotarem um comportamento laboral que dificulte o aparecimento das lesões e distúrbios.
Nas visitas ergonômicas da semana referente ao Dia Internacional de Combate às LER/Dort, os profissionais estão percorrendo diversos setores da Casa orientando sobre postura e uso de equipamentos adequados para o desempenho de funções específicas, além de informar sobre os serviços oferecidos pela Alece para a saúde, detalha Rosilene Aragão.
A servidora Laura Braga, analista legislativo do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Alece, exalta a importância da campanha preventiva. “Termos uma postura correta e fazermos as pausas no trabalho é muito importante. Passamos muito tempo sentados e no computador e precisamos nos movimentar”, salientou.Servidora Laura Braga recebeu orientações na ação de combate às LER/Dort. Foto: José Leomar
Dicas para a rotina de trabalho
Para quem trabalha com uso de computadores, uma dica importante que a ergonomista Rosilene Aragão compartilha é o uso do mouse pad com almofada pois, segundo ela, contribui para prevenir as lesões no pulso causadas pelo excesso de manuseio do mouse.
Uma orientação simples segundo Rosilene, mas de efeito benéfico e concreto, é a parada para descanso após períodos prolongados de esforço repetitivo. “Se você trabalha digitando ininterruptamente, é aconselhável que faça pausas como forma de descansar a musculatura e articulações”, detalha.
A ginástica laboral é uma ação importante promovida pela Alece para seus servidores e colaboradores, orientada por profissionais capacitados. O objetivo é promover a saúde e o bem-estar dos praticantes, por meio de atividades físicas regulares. Rosilene Aragão destaca que a prática também ajuda na interatividade entre os servidores e contribui para a saúde mental.
Ela enfatiza que todas as ações de combate a LER/Dort realizadas na Casa são feitas em parceria da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS com a Célula de Fisioterapia do DSAS.
Atendimentos
Quando a dor provocada pelas LER/Dort passa a se fazer presente, a busca por diagnóstico e tratamento é o caminho. A odontopediatra Frida de Sousa, da Célula de Odontologia do DSAS, sofre há um ano com dores nas mãos em virtude de movimentos repetitivos da rotina de atendimento.
“Mesmo sem trabalhar as dores eram muito fortes", comenta, indicando que desde que começou o atual tratamento na Célula de Fisioterapia do DSAS, as dores diminuíram bastante. “É um tratamento de excelência e facilita muito pra nós servidores porque podemos fazê-lo no próprio local de trabalho”, ressalta a dentista.
Moradores do entorno também acessam atendimentos na área da saúde. Foto: José Leomar
Já Francisco Joaci, eletricista morador no entorno da Alece, é paciente da Célula para tratar uma lesão no ombro. Atendido pela fisioterapeuta Albanisa Mendes, ele também testemunha que as dores diminuíram bastante após iniciar o tratamento.
“Fui muito bem recebido aqui e o resultado está sendo ótimo. Agradeço a Alece de nos dar oportunidade de fazermos isso próximo de casa e com tanta qualidade”, pontuou.
Programa de Ergonomia da Alece
Como forma de prevenir as doenças advindas de comportamentos laborais, a Alece criou, em fevereiro de 2024, o Programa de Ergonomia para Prevenção de Doenças Ocupacionais (Proergo).
Com o projeto, todos os setores do Poder Legislativo podem solicitar a presença de profissionais especializados para a realização de atividades ergonômicas e ginástica laboral.
Os interessados devem entrar em contato com a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS pelo telefone: (85) 2180-6532
.jpg)
Ação com servidores da Alece com foco na ginástica laboral. Foto: Celso Oliveira (dezembro de 2024)
O que são as LER/Dort
As lesões por esforços repetitivo/distúrbios osteomoleculares são um grupo de doenças (tendinite, bursite, mialgias etc.) fundamentalmente relacionadas ao trabalho.
As doenças se caracterizam por dores crônicas que atingem principalmente os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, ombros e braços), membros inferiores e coluna vertebral (pescoço, coluna torácica e lombar) e são decorrentes de sobrecarga do sistema musculoesquelético.
As regiões do corpo mais afetadas pelas LER/Dort são os membros superiores, o pescoço, os ombros e as costas. Dentre os principais sintomas estão dores, dificuldade de movimentos e cansaço muscular.
Saiba Mais
- Para mais informações sobre as LER/Dort consulte a cartilha da Alece:
- Confira vídeo sobre as ações da Alece:
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Presidente Romeu Aldigueri destaca 190 anos da Alece e compromisso com a democracia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) completa, nesta segunda-feira (07/04), 190 anos. Fundada em 7 de abril de 1835 durante o período i...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece
Crianças e adolescentes atendidos pelo Ciadi participam da Corrida Alece 190 Anos
Cerca de 60 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com trissomia 21 atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Des...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece