FM Assembleia

Alece promove seminário "Cuidando em Rede II"

Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia
06/06/2024 11:02 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Thiago Holanda, coordenador do Comitê, durante entrevista nesta quinta-feira (06/06) Thiago Holanda, coordenador do Comitê, durante entrevista nesta quinta-feira (06/06) - Foto: Divulgação/Rádio FM Assembleia

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Escritório Frei Tito de Alencar, da Comissão de Direitos Humanos, e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), vai realizar, nesta sexta-feira (07/06), o seminário "Cuidando em Rede II: Fluxo de Atenção à Vítimas de Violência Armada". O coordenador do Comitê de Prevenção e Combate à violência, Thiago Holanda, em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, nesta quinta-feira (06/06), explicou que o colegiado foi criado em 2016, a partir de estudos e recomendações foram criados programas de atendimento à vítima de violência armada. O seminário faz parte destas medidas, conforme destacou.

De acordo com o coordenador, os órgãos da Alece que lidam com a temática da violência e atendem vítimas de violência têm buscado fortalecer um fluxo de serviços. Thiago Holanda salienta que essa conflitualidade também envolve a morte por intervenção policial, com esse contexto de violência que tem acontecido, não é só em Fortaleza, mas em todo o Ceará. Isso ensejou que fossem criados instituições dentro do Sistema de Justiça, na defensoria pública, e no Ministério Público, no Governo do Estado. 

Para Thiago de Holanda, o seminário é o pontapé de um curso e, por isso, será aberto ao público, no auditório Deputado Murilo Aguiar, que comporta até 300 pessoas. "Já temos muitos inscritos. Não só os que vão participar do curso, mas pesquisadores e operadores de políticas públicas, para a gente poder começar fazendo uma reflexão sobre esse contexto da violência hoje no Ceará", avisa.

Troca de experiências

O coordenador salienta que durante o seminário serão trazidas as políticas públicas da América Latina e do Brasil que podem ser aplicadas ao Ceará, realizando um intercâmbio das nossas experiências. 

Thiago de Holanda considera que o seminário vai ser a porta de entrada do curso pra que será realizado durante as próximas cinco sextas-feiras. "Nesse diálogo em rede iremos produzir um um arcabouço legal, uma lei ou um decreto, algo que também organize isso  como uma política pública de Estado,  fortalecendo e ampliando as ações de combate à violência", asseverou.

Programação

O seminário vai abordar temas relacionados à violência armada, políticas de prevenção à violência e de atendimento às vítimas. Os mediadores das mesas de discussão serão o deputado Renato Roseno (Psol), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e o Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece, e Patrícia Oliveira, coordenadora do Escritório Frei Tito.

Pela manhã, o evento inicia com a mesa “A violência armada no Brasil e as particularidades das ações violentas no Ceará”. A palestra será conduzida pela antropóloga e professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jacqueline Muniz, juntamente com o sociólogo e professor do Departamento de Sociologia da UFC e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), Luiz Fábio Paiva, e a assistente social e assessora técnica do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece, Ingryd Melyna.

A tarde, será a vez de os presentes discutirem o tema “Políticas públicas de atendimento a vítimas de violência armada e redes complementares”. Os palestrantes serão a coordenadora de Proteção para a Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Marta Gomes; a socióloga e professora do Departamento de Ciências Sociais da Uece Camila Holanda e o doutor em Psicologia e cientista de dados do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece Roger Sousa.

O seminário "Cuidando em Rede II: Fluxo de atenção para vítimas de violência armada” dará início também a uma formação de 100 profissionais que atuam na rede especializada, em serviços ou instituições que atendem diretamente às vítimas de violência armada no Ceará. 

O objetivo é alinhar os fluxos e fortalecer a comunicação entre os serviços para o atendimento a vítimas diretas e indiretas da violência armada. A formação segue por quatro semanas, restrita a profissionais indicados pelos serviços e instituições que atuam no atendimento a vítimas de violência armada.

Serviço: Seminário "Cuidando em Rede 2: Fluxo de atenção para vítimas de violência armada”. Data: 7 de junho, às 8 horas. Local: Auditório Murilo Aguiar, no anexo I da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Inscrições: Os interessados podem se inscrever gratuitamente através  link https://metodomentat.com.br/Pesquisas/limesurvey/index.php/947176?lang=pt-BR . Vagas limitadas. Outras informações: (85) 3277.2789.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também