Alece promove palestra relativa ao Dia Mundial do Acupunturista
Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS22/03/2024 08:42 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu, nesta quinta-feira (21/03), por meio da Célula de Acupuntura, palestra alusiva ao Dia Mundial do Acupunturista. A data transcorre anualmente em 23 de março, neste sábado.
O evento, realizado no Anexo III da Assembleia Legislativa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), contou com a participação de Bernardo Diniz Coutinho, professor do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (DEFisio/UFC).
Dentre os tópicos abordados, o palestrante Bernardo Diniz discorreu sobre a história da acupuntura e atuação de seus profissionais, que tratam dos meridianos (canais que transportam a energia pelo corpo humano), reconhecidos pela medicina tradicional chinesa.
"Existe a acupuntura sistêmica (tradicional), auricular (auriculopuntura), craniana (crâniopuntura), além de outras relativas aos demais microssistemas do organismo. O acupunturista as utiliza em conformidade com o caso de cada paciente, e essas técnicas podem ser complementadas por tratamentos como a ventosaterapia, eletroacupuntura, laserterapia e moxabustão (queima de ervas medicinais em regiões selecionadas), dentre outras", explicou.

Bernardo Diniz Coutinho, professor do Departamento de Fisioterapia da UFC, foi o palestrante - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS
O professor também salientou que a acupuntura adota um entendimento biopsicossocial da saúde, paradigma adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "O modelo biopsicossocial entende o corpo humano como influenciado pela natureza e sociedade no qual está inserido, em contrapartida ao modelo biomédico, visão reducionista que limita a saúde à mera ausência de doença", esclareceu.
Sobre a data
O Dia Mundial do Acupunturista é oficialmente celebrado em 23 março. O orientador da Célula de Acupuntura do Departamento de Saúde (DSAS), Egerton Teles, destaca os benefícios da técnica já comprovada cientificamente. Segundo ele, a técnica é terapia natural, que busca o equilíbrio do próprio organismo de uma forma muito natural, sem praticamente nenhum efeito colateral.
'' A saúde mental é fundamental para termos uma vida saudável alegre e uma longevidade. O excesso de pensamentos negativos, a convivência com pessoas estressadas ou em ambientes favoráveis podem provocar no nosso cérebro descargas de energias negativas capazes de provocar insônia, desânimo e falta de coragem para levarmos uma vida mental saudável. Nesse aspecto, a acupuntura, por meio do diagnóstico preciso de pontos específicos no nosso corpo, pode ajudar a reduzir esses sintomas'', destaca.
Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS