Procuradoria Especial da Mulher

Alece participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria da PEM
22/11/2023 16:23 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Campanha terá ações variadas em Fortaleza e no interior do Estado, até dezembro Campanha terá ações variadas em Fortaleza e no interior do Estado, até dezembro - Foto: Dário Gabriel

A  Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, participa da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”. No Brasil, a iniciativa começa no Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A data foi instituida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, indicando “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, na busca por incentivar ações que busquem conscientizar e disseminar o fim da violência contra as mulheres. Por este motivo, o que eram apenas 16 dias, viraram “21 dias de ativismo” no Brasil.

Está prevista na programação da PEM palestras em diferentes municípios, seminários, encontros, blitz informativas e sessões solenes.

A procuradora especial da mulher da Alece, deputada Lia Gomes (PDT), destaca que a temática precisa da atenção de todos, já que o Brasil aparece nos primeiros lugares em rankings de violência de gênero e os números são cada vez mais preocupantes. “Além da importância do debate, se faz necessário que os homens busquem, também, participar desses diálogos, para entender como o machismo atua na sociedade contribuindo para a violência cometida contras as mulheres”, afirma. 

Programação                                                          

A programação tem início nesta quinta-feira (23/11), a partir das 10 horas, com  palestra volante sobre violência contra a mulher na Unidade de Atendimento ao Cidadão do Estado - Vapt Vupt Antônio Bezerra, em Fortaleza. Na sexta-feira (24/11), a programação  prossegue às 9 horas, com palestra  para estudantes sobre violência contra a mulher na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, Professor Expedito Parente, bairro Siqueira, também na capital.

Na segunda-feira (27/11), a PEM realiza palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A temática será debatida às 13 horas, na Escola Joaquim Bastos, e às 17 horas na Associação Cachoeira do Sul, ambas em Carnaubal. Na terça-feira (28/11), a Procuradoria da Mulher de Carnaubal recebe palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher às 9 horas enquanto o Vapt Vupt Messejana  sedia palestra volante sobre violência contra a mulher, às 10 horas.

Atividades na Alece 

 A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres da PEM também realizará também programação na Alece. Na quinta-feira (30/11), a PEM realiza o encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante, no  Auditório Murilo Aguiar,  das 13 horas às 18 horas.

Na segunda-feira (04/12), a Procuradoria Especial da Mulher realiza sessão solene com o tema "Homens pelo fim da violência contra a mulher" no Plenário 13 de Maio da Assembleia, às 9 horas. Já na quarta-feira (06/12), a partir das 9 horas, será realizada blitz informativa com o tema "Homens pelo fim da violência" (Alece - rua Barbosa de Freitas, esquina com avenida Pontes Vieira).                   

PEM                 

A estrutura de funcionamento da Procuradoria conta com atendimentos jurídico, psicossocial e de mediação, atuando a partir de cinco núcleos de ação desenvolvidos pelo órgão visando um atendimento de qualidade, humanizado e diferenciado, são eles: os núcleos de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher; de promoção e participação na política; de homens pelo fim da violência contra a mulher; de promoção da igualdade gênero-racial e o de apoio a egressas e apenadas.

Serviço: Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Os atendimentos são agendados previamente por meio do ZAP DELAS, que é o canal de WhatsApp para atendimento da Procuradoria, ou de forma presencial na sede da PEM, e realizados de forma híbrida (presencial e/ou virtual), tendo prioridade o atendimento virtual para as mulheres do interior do Ceará. Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2930 A. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE. Contatos - Telefone: (85) 3277.2748; Zap Delas: (85) 99814.0754; E-mail: pem@al.ce.gov.br

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também