Alece orienta sobre prazos do Plano de Contratações Anual 2025
Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras26/03/2024 08:23 | Atualizado há 7 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Planejamento de Aquisições, chama atenção para os prazos do Plano Anual de Contratações 2025. O Plano de Contratações Anual é um instrumento de planejamento que consolida todas as compras e contratações que a Alece pretende realizar, abrangendo aquisição de bens e contratação de serviços e obras.
Segundo Daiana Rodrigues de Albuquerque, que integra o Núcleo de Planejamento de Aquisições, o Plano tem, entre outros, o objetivo de racionalizar e centralizar as contratações, garantir o alinhamento com o planejamento estratégico e subsidiar a elaboração da proposta orçamentária do Poder Legislativo. "O Plano é o documento que consolida informações sobre o que o órgão pretende adquirir ou contratar no exercício financeiro subsequente'', afirma.
Conforme acrescenta, a responsabilidade pelo registro dos itens no Plano está atribuída aos servidores de cada órgão requisitante encarregados do lançamento das demandas no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações. ''O órgão requisitante detém o conhecimento preciso dos itens, sejam eles materiais, equipamentos ou serviços, necessários ao seu pleno desempenho'', acentua.
Cronograma
O preenchimento do Documento de Formalização da Demanda (DFD), que é o ponto de partida para elaborar o Plano de Contratações Anual (PCA), deve ser feito até 1º de abril pelos órgãos requisitantes.
Na sequência, a consolidação das demandas, envio para aprovação e elaboração de calendário da contratação tem o prazo de 2 a 30 de abril, sob responsabilidade do Núcleo de Planejamento e Aquisições da Casa.
A aprovação e publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) devem ser feitas no período de 1º a 15 de maio pela Diretoria Geral, enquanto a revisão e redimensionamento do plano tem o prazo de 15 de setembro a 15 de novembro pelos órgãos requisitantes.
PGC
Para a elaboração do PCA, foi disponibilizada, pelo Governo Federal, uma ferramenta eletrônica para o lançamento de itens e o gerenciamento dos planos anuais: o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), disponível no link https://www.gov.br/compras/pt-br .
Conforme orienta Daiana Albuquerque, do Núcleo de Planejamento de Aquisições, para os usuários designados pelos órgãos requisitantes que ainda não possuem o cadastro, a solicitação de acesso deve ser feita ao Núcleo de Planejamento de Aquisições. Na etapa seguinte, o Núcleo enviará à Central de Contratações, órgão cadastrador da Alece, com o preenchimento de formulário próprio.
Saiba mais
Conforme estipulado pelo Ato Normativo nº 327/2023, o Núcleo de Planejamento de Aquisições é o órgão encarregado de planejar, coordenar, controlar e operacionalizar as atividades relacionadas à inteligência e à estratégia de aquisição de bens e serviços, considerando a demanda estimada pelos órgãos requisitantes.
Conteúdo digital: Publicidade/Alece
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Ceasa-CE e Ascece promovem campanha Natal Solidário
O fim do ano chegou, e com ele, a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças que precisam de um motivo a mais para sorrir. Para este Natal,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com assessoria da Ceasa-CE