Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Alece muda plataforma de e-mail para aprimorar comunicação e trabalho

Por Paulo Veras, com Assessoria de Imprensa da Alece
21/12/2023 09:11 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Migração será realizada ao longo de janeiro de 2024 Migração será realizada ao longo de janeiro de 2024 - Arte: Publicidade/Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará prepara para 2024 a migração da plataforma de e-mail usada por parlamentares, assessores e servidores da Casa. O processo será iniciado no dia 19 de janeiro de 2024 e, ao longo do mês de janeiro, servidores terão acesso a informações sobre as mudanças por meio de lives, campanha de comunicação e tutoriais que explicarão em detalhes o processo e também as vantagens da nova plataforma.

O coordenador da Coordenaria de Tecnologia da Informação (Coti), Vicente Soares Neto, explica a necessidade da mudança e os impactos positivos para os servidores e para a Alece. “Nossa antiga plataforma, de uso gratuito, causava algumas questões técnicas que interferiam no desempenho dos processos. Alguns e-mails não eram recebidos porque o domínio da Alece ficava classificado como negativo para plataformas como o Gmail e Outlook”, exemplifica.

A mudança vai aprimorar o trabalho realizado e o atendimento ao público. “Órgãos que possuem prazos para respostas ao cidadão, como o Procon Assembleia ou a Ouvidoria Parlamentar, terão muito mais segurança nos processos, pois seus envios não serão mais bloqueados”, pontua.

Para o coordenador, outro fator positivo do contrato é que o espaço de armazenamento individual de cada parlamentar ou servidor aumentará bastante. “Será 1 TB (terabyte) para guardar os arquivos, o que representa uma tranquilidade para a realização dos backups dos documentos”, garante.

Office 365

Além de ter acesso a uma nova plataforma de e-mail, os servidores poderão contar na rotina de trabalho com cerca de 20 aplicativos para reuniões, apresentações e organização de informações, dentre outras funcionalidades. “A demanda mais importante era pra atualização dos e-mails, mas resolvemos indicar a aquisição do Office 365, da Microsoft, que também impactará noutras frentes”, revela Vicente Soares.

O coordenador informa que, neste momento, o foco será na mudança no e-mail, mas que, posteriormente, todas as outras vantagens serão demonstradas e explicadas. “Esse pacote oferece recursos que poderão, inclusive, trazer economia para a Alece”, explica.

Migração dos servidores

Para ajudar todos os servidores a compreenderem a migração e seus processos, a Coti, em conjunto com a empresa responsável, Lanlink, realizará uma live de lançamento do projeto, no dia 16 de janeiro, às 9h30min, para demonstrar as novas ferramentas que vão acompanhar a rotina do Poder Legislativo.

Vicente diz que durante a live serão retiradas as dúvidas iniciais que a mudança irá gerar. “É natural que toda mudança cause um desconforto inicial. Por isso, queremos minimizar qualquer dificuldade que os nossos usuários possam ter com a utilização da nova plataforma”, pondera. O coordenador tranquiliza os servidores e diz que “a mudança será técnica e de layout, mas que os logins individuais permanecerão os mesmos”.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também