Procuradoria Especial da Mulher

Alece mobiliza sociedade em prol do combate à violência contra a mulher

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
21/11/2024 08:04

Compartilhe esta notícia:

Programação terá diversas atividades em Fortaleza e no interior do estado Programação terá diversas atividades em Fortaleza e no interior do estado - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inicia, a partir desta quinta-feira (21/11), a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que consiste em uma série de atividades que buscam sensibilizar a sociedade para a urgência do combate à violência contra mulheres e meninas.

Durante o período da campanha, a PEM vai ter uma programação abrangente, promovendo atividades em diversos municípios, como rodas de conversa, palestras e formações técnicas, buscando conscientizar mulheres, estudantes, profissionais e a sociedade em geral no combate à violência de gênero.

Para a procuradora Especial da Mulher da Alece, deputada Lia Gomes (PDT), a temática da violência contra a mulher precisa da atenção de todos, enfatizando que o Brasil aparece nos primeiros lugares em rankings de violência de gênero e avaliando que os números são cada vez mais preocupantes. “Além da importância do debate, se faz necessário que os homens busquem também participar desses diálogos, para entender como o machismo atua na sociedade, contribuindo para a violência cometida contras as mulheres”, assinala.

“21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma mobilização global iniciada em 1991 em que mulheres de diversos países se uniram para denunciar e debater as muitas formas de violência enfrentadas diariamente. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se estende até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 Programação

21 de novembro

• 9h - Entrega de materiais da campanha nos gabinetes e setores da Alece.

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará 

 • 9h às 12h – Roda de conversa com a temática “A responsabilidade da sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher” – Universitários do curso de Serviço Social e duas turmas de ensino médio.

Local: Auditório da Unilab – Redenção/CE

 • 14h às 16h – Palestra sobre os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher para a rede municipal de Redenção.

Local: Câmara Municipal de Redenção/CE (Av. da Abolição, SN, próximo ao CRAS – Centro)

 22 de novembro

 • 8h – Formação com a Rede Municipal de Itaitinga/CE e palestra sobre os 21 dias de ativismo.

Local: Câmara Municipal de Itaitinga (R. Jonas Alves Barbosa, S/N – Antônio Miguel, Itaitinga/CE)

 • 18h – Palestra no Condomínio Barlavento com apresentação da PEM, tipos de violência, ciclo de violência e papel dos homens diante da violência

Local: Condomínio Barlavento (Av. Santos Dumont, 6.400, Cocó, Fortaleza/CE – ao lado do Centerbox) 

 25 de novembro

 • 10h – Palestra no Banco do Nordeste com apresentação da PEM: tipos de violência, ciclo de violência e papel dos homens diante da temática. 

Local: Centro Administrativo Getúlio Vargas (Av. Silas Munguba, 5.700, Fortaleza/CE)

 26 de novembro

 • 9h30 – Palestra sobre os 21 dias de ativismo para as mulheres assistida pelo CRAS Indígena Pitaguary, no município de Maracanaú. 

Local: CRAS Indígena Pitaguary (R. Manoel Pereira, 2.690 – Olho D'Água, Maracanaú/CE)

 28 de novembro

 • 10h – Roda de conversa na comunidade indígena Jenipapo-Kanindé com apresentação da PEM: tipos de violência, ciclo de violência e papel dos homens diante a violência em Aquiraz.

Local: CRAS Indígena (Lagoa Encantada, S/N Iguape, Aquiraz/CE)

 4 de dezembro

 • 10h – Palestra no Pecém sobre os tipos de violência, ciclos de violência e papel dos homens diante do enfrentamento à violência contra a mulher.

Local: Porto do Pecém (Esplanada do Pecém, s/n – Distrito do Pecém, São Gonçalo do Amarante/CE)

 • 18h30 – Palestra no Centro Universitário Católica de Quixadá para alunos e alunas do curso de Psicologia e Direito com apresentação da PEM: tipos de violência, ciclo de violência e papel dos homens diante da violência.

Local: Auditório Centro Universitário Católica de Quixadá (R. Juvêncio Alves, 660 – Centro, Quixadá/CE)

 5 de dezembro

 • 14h às 16h – Palestra para a equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Tauá. 

Local: Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Tauá (Rua Isaías Setúbal da Paixão, 06, Centro, Tauá/CE)

 • 18h30 às 20h – Palestra na Associação dos Mototáxis de Tauá com apresentação da PEM: tipos de violência, ciclo de violência e papel dos homens diante a violência.

Local: Associação dos Mototáxis de Tauá (R. Chico Tetê, 763, José Ósimo, Tauá/CE)

 6 de dezembro

 • 10h às 12h – Palestra com servidores e servidoras do Hospital Municipal de Tauá com apresentação da PEM: tipos de violência, ciclo de violência e papel dos homens diante a violência.

Local: Hospital Municipal Tauá (Rua Abigail Cidrão, 123, Planalto Quinamiú, Tauá/CE)

 • 14h30 – Palestra para os servidores da Câmara e sociedade do município de Arneiroz sobre a campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Local: Câmara Municipal de Arneiroz (Travessa Dona Mozinha, n.º 10, no centro de Arneiroz/CE)

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também