Departamento de Saúde e Assistência Social

Alece inaugura Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia

Por Julyana Brasileiro
15/05/2023 15:09 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Atividade encerrou a 1ª Semana da Fibromialgia Atividade encerrou a 1ª Semana da Fibromialgia - Foto: Junior Pio

O Departamento de Saúde e  Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (15/05), o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia, tornando-se uma iniciativa pioneira no Brasil. A atividade encerrou a 1ª Semana da Fibromialgia, que foi desenvolvida com diversas atividades no Poder Legislativo.

O NAPFI representa uma inovação da atual gestão da Alece, sendo o primeiro núcleo de atenção à síndrome em todas as Assembleias do País. A iniciativa irá proporcionar um espaço dedicado ao suporte, cuidado e atendimento às pessoas que sofrem com a síndrome, uma condição crônica que pode ter impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, reforçou  que o Núcleo  surgiu para ofertar uma melhor  qualidade  de  vida  aos servidores  acometidos pela  síndrome que convivem com dores constantes. ''A fibromialgia  acomete  principalmente as mulheres e nós, acolhendo a necessidade das servidoras,  vamos  ofertar  um atendimento adequado com uma equipe multiprofissional  que dará todo o suporte'', destacou.

Conforme  frisou Luis Edson, o projeto teve início na Associação  dos Servidores  da Assembleia Legislativa (Assalce) e ganhou força  com o apoio da  deputada Dra. Silvana (PL),  do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT),  e da primeira-dama  da Casa, Cristiane Leitão.

Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, tratou da importância do Núcleo - Foto: Edson Junior Pio

Olhar diferenciado para demandas

A primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, afirmou que o Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia se soma  as demais iniciativas da gestão do  presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), com olhar atento às demandas dos servidores e da sociedade.

''A fibromialgia é uma  patologia que  traz desconforto  e acomete boa parte da população.  Mais uma vez a Alece inova, ofertando cuidado e atenção  por meio do Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, que  contará com atendimento do médico  especialista da dor, Túlio Osterne, em conjunto com  os serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e das demais  células de saúde, proporcionando atendimento humanizado e multidisciplinar para os pacientes diagnosticados com a síndrome'', afirmou.

Conforme ressaltou Túlio Osterne, orientador da Célula de Clínica Médica e do Consultório de Dor do DSAS, o Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia visa construir um programa abrangente e de suporte para o controle dos sintomas decorrentes da síndrome de fibromialgia, bem como para o restabelecimento, manutenção e melhoria da qualidade de vida do paciente.

''Já  atendíamos pacientes no Departamento de Saúde com fibromialgia, mas agora teremos um diferencial. Com a criação do  NAPFI, iremos atender a esse público específico de pacientes e o tratamento será feito de  forma multidisciplinar com outras áreas do atendimento de saúde, garantindo  uma resposta mais satisfatória para os pacientes'', destacou.

A inauguração contou com a participação da diretora  do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira, da diretora do Departamento Administrativo da Alece, Lise Novais, da deputada Dra. Silvana e da presidente de honra do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Meire Costa Lima.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, durante a atividade - Foto: Edson Junior Pio

Atendimento

Os pacientes  que desejam atendimento devem realizar o cadastro na Célula de Serviço Social. Em seguida, é necessário passar pela triagem na Célula de Enfermagem, que fará o encaminhamento da consulta.

O Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia prevê dentre suas atividades anamnese, triagem funcional, encaminhamento e direcionamento de acordo com o prognóstico funcional, atendimentos individuais e de grupo, rodas de conversas psicoeducativas e palestras, visando orientações em diferentes abordagens da doença.

O projeto foi criado pelo orientador da Célula de Clínica Médica, Túlio Osterne, em parceria com as Células do DSAS e colaboração da primeira-dama Cristiane Leitão e do diretor do DSAS, Luis Edson Sales.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também