Agência vai checar divulgação de informações falsas sobre a Covid-19
Por ALECE30/04/2020 17:31
Compartilhe esta notícia:
Fake news, ou notícias falsas no bom português, sempre são perigosas. Além de distorcer a realidade, elas podem pôr em risco vidas com supostas informações que na realidade são mentiras, notadamente em tempo de pandemia letal, como a Covid-19. Apesar de todo o teor científico apresentado na maioria das notícias publicizadas pelos meios de comunicação tradicionais, há pessoas que, de má-fé, criam distorções de fatos, divulgando-as por mídias sociais, provocando dúvidas e incertezas na população, o que pode significar a diferença entre a cura e a enfermidade, a sobrevivência ou a morte.
Portanto, todo cuidado é pouco ao buscar informações sobre o novo Coronavírus. Para auxiliar o público na busca por dados e conhecimentos corretos, o Governo do Estado criou a Agência de Checagem de Dados Antifake. O objetivo da plataforma online é combater de forma rápida e objetiva a propagação de notícias imprecisas, exageradas ou mentirosas – as chamadasfakenews – que possam levar desinformação aos cearenses.
A agência é formada pelas equipes técnicas e de comunicação das secretarias e órgãos vinculados. O grupo esclarece dúvidas, recebe denúncias e combate os efeitos das informações falsas com conteúdo de qualidade e embasamento técnico.A Antifake CE surge em meio ao cenário da pandemia do novo Coronavírus, em que, se aproveitando do contexto mundial de incertezas, informações falsas se propagam, provocando medo na população.
Em suas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) tem criticado de forma recorrente quem se aproveita do momento para desinformar. “Fico impressionado com a quantidade de fake news que estão criando nesse momento de forma maldosa. É um oportunismo muito grande de algumas pessoas que procuram se aproveitar da boa vontade das outras. Quero pedir a vocês que não compartilhem. Esse é um momento que precisamos estar acima de qualquer questão política, partidária, ideológica”, disse em conversa recente com a população.
Para acionar a agência, o contato pode ser realizado pelo WhatsApp, Telegram, e-mail ou redes sociais, que incluem Instagram, Facebook e Twitter. No site, o cidadão também terá acesso a dicas sobre como identificar informações falsas. Entre os procedimentos, é importante sempre verificar a fonte da notícia, observar a data de publicação, ler o texto completo e desconfiar de áudios, imagens e vídeos encaminhados em aplicativos de trocas de mensagens.
Responsáveis por fake news podem ser multados
Também com o objetivo de ampliar o combate às fake news, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (29/04) projeto de lei 72/20, (https://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2020/pl72_20.htm) de iniciativa da deputada Augusta Brito (PCdoB), subscrito pelos deputados Guilherme Landim (PDT), Fernando Santana (PT) e Salmito (PDT) que estabelece multa para quem divulgar por meio eletrônico notícias falsas, as chamadasfake news, informações sobre epidemias, endemias e pandemias no Ceará.
De acordo com a proposição, fica estabelecida multa de 50 a 500 Unidades Fiscais de Referência (Ufirce)– ou seja, entre R$ 224,48 e R$ 2.244,88 – para quem dolosamente divulgar por meio eletrônico ou similar notícia falsa sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado do Ceará.
Defenderam a proposta o presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), e os deputados Acrísio Sena (PT), Júlio César Filho (Cidadania), Osmar Baquit (PDT), Carlos Felipe (PCdoB), Fernando Santana, Leonardo Araújo (MDB), Érika Amorim (PSD), Queiroz Filho (PDT) e Evandro Leitão (PDT). Os únicos votos contrários à iniciativa foramdos deputados André Fernandes (PSL) e Dra. Silvana (PL), ambos aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Serviço: Como denunciar fake news? WhatsApp: +55 85 98439-0655. Telegram: +55 85 98956-1392. E-mail: web@imprensa.ce.gov.br. Redes sociais: via direct/inbox nas contas oficiais do Governo (Instagram, Facebook Imprensa, Facebook e Twitter)
JS, com informações do Governo do Estado e da Agência de Notícias da AL
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email:comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna