Acupuntura é tema de encontro mensal entre servidores da Copi e DSAS
Por ALECE14/10/2019 12:31 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Coordenadoria de Planejamento e Informática (Copi) da Assembleia Legislativa do Ceará reúne mensalmente todos os membros que integram o setor, com a finalidade de propor e acompanhar as políticas públicas e diretrizes na área de Tecnologia da Informação, bem como, e prioritariamente, apresentar os resultados das ações postas no Planejamento Estratégico que vem sendo desenvolvido desde fevereiro deste ano.
Nestes encontros, profissionais do DSAS fazem uma apresentação sobre temas a pedido dos servidores e servidoras do setor. A apresentação mais recente, realizada no dia 4 de outubro, foi feita por Maria Arlene Barbosa Dutra, profissional que desenvolve acupuntura. O diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, reafirma a parceria realizada entre COPI e DSAS e afirma que o Departamento contempla os demais setores, quando houver a solicitação. “Estamos abertos às novas ideias, sempre trabalhando a saúde preventiva”, ressalta.
A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover saúde. Segundo Arlene Barbosa a acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico, bem como para o tratamento de problemas e doenças como doenças respiratórias (sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite); problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca; problemas gastrointestinais (excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarréia); problemas ortopédicos (dor ciática, lombalgia ou artrite reumatóide); e distúrbios de sono (insônia).
Arlene apresentou os instrumentos usados na acupuntura e explicou como a técnica é realizada. “Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão”, ressaltou.
"A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até o cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória”, frisou. Os servidores e servidoras da Copi aplaudiram a apresentação de Arlene com as dicas de saúde e ressaltaram a importância do encontro.
Balanço de ações da Copi
O diretor da Copi, Charlie Lopes, apresentou o resultado das ações de atendimento, manutenção e desenvolvimento do mês de setembro e destacou os planos de ação para execução dos próximos projetos e estratégias referentes à gestão da informatização. Charlie reiterou que para conseguir os resultados satisfatórios, o setor utiliza os valores de responsabilidade socioambiental, valorização profissional, qualidade, inovação, proatividade e comprometimento. "Esses são nossos valores para executarmos nosso trabalho no dia a dia e também para orientar o nosso caminho", definiu. O coordenador mostrou que foram realizados mais de 100 atendimentos de oficina em setembro e que os campeões de trabalho foram os serviços de manutenção e otimização do sistema.
(Da Assessoria do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE)
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eventos virtuais da Alece prosseguem pelo Zoom até julho de 2025, anuncia Coti
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) informa que os eventos virtuais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), incluindo reu...
Autor: Julyana Brasileiro