Dicas de Saúde

Ações de prevenção e diagnóstico de hepatites virais contemplam servidores da Alece

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
05/08/2024 08:31 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Ações serão realizadas nos anexos II e III da Alece Ações serão realizadas nos anexos II e III da Alece - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promove ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A iniciativa é realizada pela Célula de Enfermagem do DSAS, em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), e tem como público os servidores da Alece. As ações serão promovidas nesta terça-feira (06/08), no anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), e na quarta-feira (07/08), no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

“A atividade inclui ações de educação em saúde, vacinação contra hepatites A e B e testagem rápida para hepatites B e C. Posteriormente, as testagens serão também oferecidas na Sala da Saúde da Mulher, juntamente com testes para sífilis e HIV”, informa Odete Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS. A ação faz alusão ainda ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais.

As hepatites são infecções que afetam o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves que podem inclusive ocasionar doenças como a cirrose e o câncer, caso o paciente não procure o tratamento adequado. Na maioria dos casos, as hepatites são silenciosas e só manifestam sintomas em estágios avançados. Essas infecções podem ser provocadas por vírus, uso de medicamentos, álcool e outras drogas, doenças metabólicas, autoimunes ou genéticas.

A orientadora Odete Sampaio alerta ainda sobre os meios de transmissão das hepatites. "Dentre as principais formas de transmissão, podemos citar o contágio fecal-oral (contato de fezes com a boca mediante água e alimentos contaminados, por exemplo), que geralmente acontece em locais precários em saneamento básico, higiene alimentar e pessoal. A infecção também pode ocorrer pelo compartilhamento de materiais de uso pessoal (seringas, lâminas, alicates etc), bem como por transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas", explica.

Programação

Local: Hall do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). Data e horário: 6 de agosto, das 8 horas às 16 horas.

Local: Hall do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). Data e horário: 7 de agosto, das 8 horas às 12 horas.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também