Ação "Lugar de autista é em todo lugar" encerra mês de conscientização sobre o TEA
Por ALECE27/04/2022 16:14
Compartilhe esta notícia:

A ação "Lugar de autista é em todo lugar", iniciativa do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará, foi realizada nesta quarta-feira (27/04), no auditório do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). A atividade fechou o ciclo de ações promovidas durante o mês de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2.
A coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, avaliou que as ações têm como objetivo dar maior visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a inclusão social e contribuindo para a redução da discriminação e preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
"Estamos encerrando o mês de atividades voltadas aos autistas, conversando sobre essa temática, e também inaugurando o nosso espaço de convivência, com a doação de algumas telas do artista Eduardo Aragão, autista, filho da servidora Jaqueline Aragão. Estamos felizes com este momento", assinalou.
Sáskya Vaz considerou que essas ações devem acontecer de forma contínua. "O autista é uma pessoa que tem um transtorno, mas tem condições de estar realizando diversas atividades. A gente precisa estar contemplando dentro do nosso espaço algo que possa elencar essas potencialidades, que todos nós temos", defendeu.
Inclusão em pauta
A primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Leitão, disse que a roda de conversa realizada nesta quarta-feira tem por objetivo levar ao público, servidores e pais de autistas o conhecimento de ações de inclusão de crianças e adolescentes. "Nós temos aqui o Ciadi, onde abraçamos e acolhemos, além de levar o desenvolvimento para crianças autistas e com sídrome de Down", afirmou.
Cristiane Leitão salientou ainda que também são levadas capacitações não só para os servidores da Alece, mas também para todos os municípios cearenses. "Realmente foi um mês em que realizamos palestras e cursos com médicos de referência, para capacitar pais e profissionais que lidam com crianças e adolescentes”, avaliou.
A programação teve início com a apresentação artística do musicoterapeuta Rodrigo Félix e do percussionista e jovem autista Lucca Aires. Rodrigo Félix esclareceu que desde a antiguidade já eram conhecidos os benefícios terapêuticos da música. Porém, a partir dos anos 1940, este conhecimento começou a ser sistematizado e ser percebido como ciência.
"A partir deste momento começou-se a estudar o efeito da música no cérebro. Daí entendeu-se que ela pode contribuir para o neurodesenvolvimento, beneficiando o autista, que sofre do transtorno do desenvolvimento", pontuou.
O evento contou com a participação dos profissionais Marcos Anderson Sousa da Silva, psicólogo graduado pela Unifanor/ Wyden, Ana Karynne Fernandes, graduanda em Biomedicina e Artesã, Hugo Victor, psicólogo do Instituto Cão Vida, Thamisa Mara, psicóloga do Ciadi, e Walmar Florentino, fisioterapeuta do Ciadi.
A programação foi encerrada com a inauguração do espaço de convivência e exposição do artista plástico Eduardo Aragão, sendo encerrada com coffee break para os participantes.
Sobre o Ciadi
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), composto por uma equipe multidisciplinar, tem o objetivo oferecer atendimento às crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças de 2 a 7 anos com Síndrome de Down, dependentes dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará e comunidade do entorno. Atualmente são atendidos semanalmente 49 crianças e sete adolescentes.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Ação do DSAS promove conscientização sobre o ruído no ambiente de trabalho
A Célula de Fonoaudiologia do DSAS realizou, nesta quarta-feira (30/04), uma blitz pelos ambientes de trabalho da Alece para aferir o nível de ruído d...
Autor: Julio Sonsol
Estudantes de Terapia Ocupacional visitam Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece
A Alece possui diversos serviços em áreas como saúde, educação, cidadania, inclusão que são referência pela qualidade, o que faz com que visitas insti...
Autor: Julyana Brasileiro
Alece realiza ação de conscientização sobre o ruído com ação do DSAS nesta quarta
A Alece, por meio da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), participa da Campanha de Conscientização sobre o R...
Autor: Julio Sonsol com comunicação DSAS