Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

A3P vai promover chamamento público para associações de reciclagem de materiais

Por ALECE
14/02/2019 17:58

Compartilhe esta notícia:

Lindolfo Cordeiro e Luana Ponte durante a reunião de hoje (14/02) da A3P Lindolfo Cordeiro e Luana Ponte durante a reunião de hoje (14/02) da A3P - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará vai realizar, no próximo dia 7 de março, chamamento público para as associações de reciclagem de materiais interessadas em fazer a coleta seletiva de resíduos sólidos do Legislativo Estadual. A informação foi revelada durante a primeira reunião da  Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Casa realizada nesta quinta-feira (14/02).

O coordenador da Agenda e titular da Diretoria Adjunta Operacional Lindolfo Cordeiro explicou que o edital abre a possibilidade da manutenção das atuais associações como beneficiárias e também a participação de novas entidades que se interessarem em recolher o material reciclável produzido pelo Legislativo estadual.

Lindolfo Cordeiro salientou que o objetivo da A3P é trabalhar pela eficiência e qualidade de todos os setores da Assembleia, no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Neste sentido, conforme salientou, foram estabelecidas metas de redução de material de expediente, copos descartáveis e todos os materiais que o uso e descarte possam impactar o meio ambiente.  "Também deverão ser ministrados cursos de sensibilização para os servidores  terceirizados do Poder Legislativo", afirmou.

Alinhamento

A coordenadora suplente da A3P, Luana Ponte, explicou que a primeira reunião do ano teve como objetivo alinhar todos os setores que compõem a comissão gestora com os projetos que são desenvolvidos pela Agenda. Entre estes estão a sensibilização dos servidores terceirizados para o uso adequado de equipamentos de proteção e a identificação de lixeiras para a coleta seletiva de lixo.

Luana explicou ainda que a A3P pretende estabelecer meta de redução de consumo de copos descartáveis, água e instalação de sensores de presença nos banheiros, para que haja redução de consumo de energia elétrica, e sensibilizar para que parte das licitações realizadas pela Assembleia se adequem à preservação do meio ambiente. "A primeira reunião também teve o objetivo de participar aos presentes como está o andamento dos projetos desenvolvidos pela Agenda", disse.

Participam da comissão representantes da Sala de Gestão de Resíduos Sólidos, Comissão de Licitação e Controle de Contas, Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), 1ª Secretaria, Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Diretoria Adjunta Operacional (DAO), Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Divisão de Serviços Gerais e Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Veja também