Departamento de Saúde e Assistência Social

5º Mutirão de Espirometria será nesta terça-feira (29/10)

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
28/10/2024 13:35 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Atividade será no Anexo III Atividade será no Anexo III - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) promoverá, junto com suas Células de Enfermagem e de Clínica Médica, o seu 5º Mutirão de Espirometria. Os atendimentos serão oferecidos nesta terça-feira (29/10), das 8 horas às 16 horas, na Célula de Enfermagem, localizada no 1º andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

“A espirometria serve para avaliar a saúde pulmonar do paciente. Ela detecta qualquer anormalidade na ventilação pulmonar, sendo essencial para o diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares. O exame possui alta demanda pela rede pública de saúde, bem como alto custo pela rede particular, razão pela qual este mutirão deve ter, como aconteceu com os anteriores, uma grande procura por parte dos deputados estaduais, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno da Alece”, informa Odete Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS.

Odete destaca que a espirometria é indicada para indivíduos a partir dos 40 anos, portadores de comorbidade (como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC), pessoas afetadas pela Covid-19, fumantes, ex-fumantes e usuários de fogão a lenha. “Trabalhadores que lidam com substâncias tóxicas como amianto, verniz, tinta e cola de marceneiro, também precisam realizar esse exame. Saliento que a espirometria não deve ser realizada caso a pessoa esteja gripada ou resfriada”, explica.

A orientadora também informa as precauções que devem ser tomadas na véspera do exame. “É recomendável que o paciente venha bem alimentado e evite o consumo de café, chá, refrigerante, chocolate, álcool e cigarro, caso seja fumante. Além disso, o usuário de bombinha precisará suspendê-la por, pelo menos, um dia. Pacientes hipertensos e diabéticos podem fazer uso normal de suas medicações”, adverte.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também