Webinar desta terça-feira é “Fake News: a desinformação como instrumento de poder"
Por ALECE26/10/2020 10:37
Compartilhe esta notícia:
As campanhas virtuais têm função ainda mais definitiva nas eleições de 2020 devido a pandemia da covid-19. A utilização do meio digital como uma das principais ferramentas do processo eleitoral brasileiro traz um grande alerta: a preocupação com a desinformação eleitoral e as chamadas fake news.
Para alertar os servidores do Poder Legislativo sobre a utilização de fake new com fins de desinformação e objetivos políticos, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores realiza esta nova edição do webinar.
Como expositor sobre o tema, o projeto recebe na próxima terça-feira (27/10), a partir das 16 horas, o professor Emanuel Freitas, do curso de Ciências Sociais (Uece-Facedi) e dos programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O convidado afirma que as fake news são um fenômeno da sociedade midiatizada que ganham força em anos eleitorais no intuito de favorecer um candidato como aconteceu em 2016, com a campanha que levou Donald Trump à Casa Branca. A prática é também replicada em vários países, inclusive no Brasil.
''As notícias falsas são um mecanismo bastante utilizado por grupos políticos para prejudicar os candidatos adversários e consequentemente levar algum tipo de vantagem. Por isso, é importante refletir sobre essa temática, definir precisamente o que significa fake news, identificar seus principais instrumentos e seus meios. Será uma reflexão importante e oportuna para que possamos compreender a comunicação política no contexto atual''.
Para participar do debate, os servidores interessados devem realizar inscrição por meio do link https://bit.ly/2TnULfv.
A coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David, afirma que o tema foi solicitado pela pesquisa de satisfação dos servidores da Assembleia Legislativa. ''O professor Emanuel vai trazer esse diálogo para que possamos compreender como esse tipo de desinformação pode afetar sobremaneira o poder em que estamos atuando. Principalmente nessa época de eleição, sabemos que existem muitas informações falsas sobre os candidatos. Saber como identificá-las será fundamental para evitar a propagação de notícias inverídicas'', avalia.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Levantamento de necessidades de treinamento da Alece prossegue até quinta-feira (28/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), orienta que com a proximidade do fi...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da UnipaceCurso ''Desafios da Gestão Pública do Século XXI'' recebe inscrições
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebe inscrições para o curso ''Desafios d...
Autor: Julyana Brasileiro, com UnipaceAlece conclui Oficina de Produção Científica
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, no dia 13 de novembro, a última etapa da Oficina de Produção Científica da Escola Super...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da Unipace