Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Uso educativo das lixeiras para separação de resíduos é destacado pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Por ALECE
17/03/2023 12:41 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Alece recolheu 13 toneladas de resíduos recicláveis em 2022 Alece recolheu 13 toneladas de resíduos recicláveis em 2022 - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, reforça a importância do uso educativo das lixeiras que fazem a separação de resíduos, que ficam distribuídas nos três anexos da Casa. De acordo com a Célula, a distribuição das lixeiras possui o objetivo de fazer a separação entre materiais recicláveis e não recicláveis, fomentando hábitos sustentáveis entre servidores, funcionários terceirizados e visitantes da Alece.

A distribuição das lixeiras faz parte da campanha “Deixe sua marca para as próximas gerações: um planeta sustentável”. As lixeiras são divididas em materiais recicláveis (sacolas, copos, garrafas de plástico, jornais, revistas, papelão, folhas de caderno, embalagens de vidro, latas, dentre outros) e em materiais não recicláveis (restos de alimentos, papéis metalizados, papéis plastificados, guardanapos, papéis sanitários, acrílicos, dentre outros).

Para a orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Conceição Machado, a iniciativa, além de colaborar com práticas sustentáveis entre os servidores, apoia diversas associações de reciclagem de Fortaleza que mensalmente recebem os resíduos em benefício dos catadores.

“É um processo de amplo benefício para todos, seja por parte dos servidores que, através da prática, podem se inserir nesse contexto sustentável, como também para as associações que mensalmente recebem esse resíduo e transformam em sustento para os catadores. No entanto, é preciso chamarmos atenção para a continuidade desse processo, reforçando a todos os nossos servidores e visitantes a importância do uso correto das lixeiras para facilitar no processo de triagem”, pondera.

Para a engenheira ambiental Morgana Tavares, integrante da Célula, medidas educativas voltadas para a questão ambiental são de grande importância para que possamos construir uma sociedade mais comprometida com o futuro sustentável.

“A Célula possui esse compromisso de incentivar e promover entre os servidores essa preocupação com o meio ambiente. Através do projeto das lixeiras e da separação dos resíduos, podemos contribuir para um processo de reciclagem mais preciso, fazendo com que grande parte do lixo seja reaproveitado, deixando de ser uma fonte de degradação”, complementa.

Números

No ano passado, mais de 13 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidos pela campanha e destinados para diversas associações de reciclagem. Através da iniciativa, essas associações fazem a triagem e, em alguns casos, a prensagem. A ação constitui um importante compromisso que a Alece firma com o descarte consciente, diminuindo assim o impacto desses resíduos no meio ambiente.

Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também