Unipace resgata sonhos com Projeto Superação
Por Paulo Veras04/04/2025 15:31 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O Projeto Superação, criado em 2007 pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), tem como principal objetivo proporcionar aos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e pessoas da comunidade a oportunidade de concluir o ensino médio.
Nesse tempo, o projeto, que é um dos mais antigos e importantes da Unipace, já formou mais de 1400 alunos, fazendo com que estas pessoas terminem seus estudos de nível médio e estejam aptas para novos desafios. O curso dura um ano e seis meses e é realizado em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).
Com aulas gratuitas, o projeto faz parte do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), válido para alunos de 18 a 24 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Turmas do projeto contam com servidores e pessoas da comunidade do entorno. Foto: Pedro Albuquerque
Exemplo de retomada
Uma das muitas histórias do Superação é a de Gina Kecia Freitas, 39 anos, que trabalha nos serviços gerais da Alece. Mãe solo de um casal de filhos, Gina se empenha nas atividades do trabalho e nas aulas. “Trabalho aqui no prédio da Unipace há seis anos. Sou muito curiosa, via as pessoas nas aulas e fiquei interessada. Procurei a coordenação e fui muito incentivada a participar”, contou.
Gina, que retomou os estudos após uma pausa de 23 anos, já projeta o futuro e afirma que não vai parar na conclusão do ensino médio. “Vou me formar agora em junho com essa porta aberta pela Unipace e espero seguir em frente com meus estudos”, comentou.
A formanda se emociona ao lembrar que precisou sair do colégio para ajudar nas despesas de casa. Hoje, Gina comemora poder ser um exemplo para seus filhos. “A Maria Luiza tem 11 anos e o João Miguel tem 8 e estão na escola. Sempre bato na tecla pra eles que estudar é muito importante. E eles sentem orgulho de ver a mãe estudando, fazendo as tarefas em casa”, compartilha.
Em casa, os filhos de 11 e 8 anos se orgulham de ver a mãe estudando. Foto: Pedro Albuquerque
Para Gina Kecia, um dos fatores de sucesso do projeto Superação é a integração de todos. “Somos uma família. Coordenadoras, professores, alunos, todo mundo ajuda e torce pelo outro. Houve uma época que eu quis desistir porque era muito cansativo e só continuei por causa desse apoio”, confessou.
Com o sonho do ensino médio concluído, Gina projeta voos mais altos. “Sou muito grata por essa oportunidade e quero mais avanços. Pretendo fazer uma faculdade. Tenho escutado muitas dicas, mas acho que vou escolher administração”, revelou.
Outros exemplos
A história de Gina é uma entre muitas que servem de inspiração e motivação, reforçando a importância da educação. A do servidor da Unipace, Adriano Borges Costa, é diferente e especial. Ele trouxe a filha Brenda para participar do projeto e concluir os estudos. “Minha filha não tinha terminado o ensino médio porque precisava ajudar em casa, com o Superação ela conseguiu vencer esta etapa”, contou.
E aí veio o que não estava planejado. Ao ver a filha estudando, Adriano, que também não havia concluído o ensino médio, motivou-se a voltar para a sala de aula. “Isso mudou tudo pra mim, melhorou tudo, inclusive no meu trabalho na Assembleia”, conta Adriano, ao mesmo tempo em que comemorar a filha ter conseguido chegar à universidade e cursar Pedagogia.
Relevância e novos rumos
O presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), afirma que o projeto Superação possibilita a inclusão e ascensão social aos participantes por meio da conclusão dos estudos. “Essa conquista favorece o alcance de melhores salários, uma formação profissional de qualidade, assim como possibilidade de acesso ao ensino superior”, explica.
%20.jpg)
Deputado Simão Pedro assumiu como presidente da Unipace em 2025. Foto: Junior Pio.
Simão Pedro projeta novos rumos para a ação da Unipace. “Uma das possibilidades de crescimento a ser estudada seria a ampliação de alcance do projeto por meio da Educação à Distância, atendendo outros municípios”, aponta o deputado.
Israelita Austregésilo, uma das coordenadoras do projeto, fala das metas traçadas para 2025. “Nós abrimos as turmas de acordo com a demanda. As inscrições para o próximo período estão disponíveis. Atualmente temos turmas pela manhã e à noite”, indicou.
.jpg)
Israelita é uma das coordenadoras do projeto Superação. Foto: Pedro Albuquerque
Saiba mais
O projeto Superação é uma parceria da Unipace com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), por meio da Escola EEFM Noel Hugnen de Oliveira Paiva. O curso é destinado a pessoas maiores de 18 anos que ainda não tenham concluído o ensino médio.
As novas turmas iniciarão em agosto de 2025, funcionando nos horários da manhã e noite.
As matrículas são realizadas presencialmente na sede da Unipace: Rua Barbosa de Freitas, 2674, 2º andar, bairro Dionísio Torres, Fortaleza
Telefone: (85) 3277 2683 (manhã e noite)
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Unipace recebe inscrições para curso "Produtividade Colaborativa Digital com Microsoft Office 365"
Se você trabalha na Alece e quer aprender a usar melhor as ferramentas do Microsoft Office 365, temos uma ótima novidade! A Escola Superior do Parlame...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna
Unipace é finalista do Prêmio Abel 2025 com três projetos de destaque nacional
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Alece vem ganhando destaque na área da educação. Três de seus projetos estão entre os finalistas...
Autor: Julyana Brasileiro
Unipace tem nova diretora acadêmica
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) conta com uma nova diretora acadêmica. A professora Sarah Pinto de Holanda foi nomeada na quinta-fe...
Autor: Julyana Brasileiro com comunicação da Unipace