Unipace e FBUni firmam acordo visando novos projetos de educação legislativa
Por Júlio Sonsol09/10/2024 12:18 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento (Unipace), e o Centro Universitário Farias Brito (FBUni) assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta semana. A iniciativa abrange a implementação de programas e projetos, incluindo cursos de formação e desenvolvimento de pessoal, formação e aperfeiçoamento profissional e pessoal, intercâmbio de conhecimentos, prestação de serviços especializados.
Conforme o acordo celebrado, a FBUni disponibilizará profissionais da instituição, para participação nas atividades de ensino e pesquisa nos projetos em parceria com a Escola Superior. A diretora acadêmica da Escola Superior, Lídia Lourinho, considerou uma "grata oportunidade" a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Unipace e o Centro Universitário Farias Brito.
"O Centro Universitário Farias Brito vai nos ajudar, trazendo toda a formação que ele tem, na perspectiva da graduação, pós-graduação e dos cursos de extensão, para que junto com a Unipace possamos levar aos nossos servidores e aos municípios do Estado estas iniciativas", disse Lidia Lourinho.
Educação Legislativa
A diretora observou que o Centro Universitário tem uma proposta "muito interessante" e que a partir das experiências da Unipace, os alunos da graduação e pós-graduação da FBUni poderão conhecer mais a fundo o que é a educação legislativa, o letramento legislativo, governança e o que é o parlamento aberto. "Essas temáticas a Unipace discute muito bem e está ampliando o alcance dessa discussão para os municípios que têm um acordo de cooperação técnica com a Unipace", salientou.
Ela informou ainda que dentro do acordo firmado, o Centro Universitário abre a perspectiva de realização de cursos de Psicologia, Direito, Engenharia, Informática e Tecnologia da Informação. "Vai ser uma parceria muito rica, e vamos começar, nesse primeiro momento, realizando um alinhamento para participação em um podcast onde serão apresentados a Unipace e os seus projetos", afirmou.
Saiba mais
Conforme salientou a diretora, a parceria vai permitir a realização de projetos de formação continuada, a partir das demandas dos servidores e dos 124 municípios que já firmaram parceria com a Unipace e criaram suas escolas legislativas. "A partir desta construção conjunta destas trilhas de aprendizagem, vamos trazer os servidores que já têm domínio nestas áreas, ao lado dos professores universitários, para uma colaboração muito rica", completou Lídia Lourinho.
"São duas grandes experiências, são dois públicos que tem muita expertise. A partir daí vai ter um curso bem interessante, bem potente. Nós vamos planejar e a partir desse planejamento a gente vai ter a ideia dos cursos, das temáticas, de como a gente vai envolver os alunos, e de como envolver os professores, servidores e os atores públicos municipais", adiantou.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Curso ''Desafios da Gestão Pública do Século XXI'' recebe inscrições
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebe inscrições para o curso ''Desafios d...
Autor: Julyana Brasileiro, com UnipaceAlece conclui Oficina de Produção Científica
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, no dia 13 de novembro, a última etapa da Oficina de Produção Científica da Escola Super...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da UnipaceAlece inscreve para curso “Bem-Me-Quero: Autoestima e Inteligência Emocional''
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), recebe inscrições para o curso ''Be...
Autor: Julyana Brasileiro