TV Assembleia

TV Assembleia reprisa seminário sobre centenário de Celso Furtado nesta semana

Por ALECE
24/08/2020 12:08 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Exibições prosseguem até próxima sexta-feira (28/08) Exibições prosseguem até próxima sexta-feira (28/08) - Foto: Divulgação/ Unipace

O seminário "100 Anos de Celso Furtado - Que desenvolvimento queremos para o Brasil?" realizado nos dias 12 e 13 de agosto será exibido pela TV Assembleia a partir desta segunda-feira (24/08), às 15 horas. Quem  não  pôde  participar do evento promovido pela Escola Superior do Parlamento, da Assembleia Legislativa (Unipace), em conjunto com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), tem a  oportunidade de conferir  os debates ao longo  desta semana.

De acordo com o coordenador do estúdio master da emissora, Erick Diniz,  o seminário foi divido em cinco blocos e a cada dia da semana uma mesa  será  exibida. "De terça a sexta-feira, o seminário vai ao ar às 14 horas, podendo sofrer atraso devido à realização  das  reuniões das comissões técnicas e  sessão plenária", afirma.

No primeiro dia de exibição (24/08), o telespectador da TV Assembleia  acompanha a  mesa de abertura com as participações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT); do superintendente do Iplanfor,  Eudoro Santana; do escritor e presidente do Centro Celso Furtado, ex-senador Saturnino Braga;  da jornalista, escritora e tradutora, Rosa Freire D'Aguiar; do presidente da Adece, Eduardo Neves, e do presidente da  Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), deputado Salmito (PDT), que atuou como  mediador.

Na terça-feira, (25/08), o público  confere o painel “Sobre a inspiração de Furtado: capitalismo, globalização, desenvolvimento na América Latina e os novos ares no mundo pós-pandemia. Na lista de convidados, participam Celso Amorim , ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa; Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda; e Pedro Cláudio Cunca Bocayuva, professor de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação é  de Mônica Martins, coordenadora do Observatório das Nacionalidades.

Na  quarta (26/08) e quinta-feira (27/08), serão transmitidos respectivamente a mesa 3, "Sob a inspiração  de Furtado: desafios  e perspectivas do desenvolvimento regional brasileiro", e 4, "Significados da ciência  e da cultura para o desenvolvimento brasileiro".

No último dia de exibição, sexta-feira (28/08),  a TV Assembleia exibe  a mesa de  encerramento do seminário  que debate o tema “Da fantasia desfeita à esperança de um novo amanhecer: um projeto para o Brasil”. Atuam como debatedores Eduardo Moreira, escritor, economista e empresário; o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; e o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, com mediação de Edilberto Pontes, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Todos os debates do seminário  seguirão disponíveis ao público nos canais de YouTube da Unipace e do Observatório de Fortaleza.

Seminário-Balanço

O Seminário Celso Furtado  recebeu mais de 1.100 inscrições, ultrapassando as fronteiras do Ceará e do Brasil. Participaram do evento, pessoas de outros estados, como São Paulo, Paraná, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco, além de inscrições do exterior, com provenientes de Lisboa (Portugal) e Londres (Reino Unido).

O diretor acadêmico da Unipace, Robson Loureiro, destaca a importância do seminário realizado. "A  parceria que a escola de governo do Poder Legislativo, a Unipace,  estabeleceu com a TV Assembleia, viabiliza a reprise do  seminário Celso Furtado, que consideramos  o maior evento online  já foi produzido pela Escola Superior do Parlamento Cearense", define o gestor.

De acordo com ele, atualmente, a Unipace está em processo de emissão de certificados, mas o conteúdo discutido  pelos palestrantes foi tão importante que a Escola Superior decidiu disponibilizar  nesta semana o conteúdo para o público que não conferiu o evento ter essa oportunidade.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também