TV Assembleia

TV Assembleia exibe série sobre poluição ambiental em Quiterianópolis

Por ALECE
12/08/2020 19:11

Compartilhe esta notícia:

Série  incia nesta quarta-feira Série incia nesta quarta-feira - Divulgação/TV Assembleia

A TV Assembleia (canal 31.1) exibe, a partir desta quarta-feira (12/08) e seguindo até sexta-feira (14/08), às 18h50, a série “Mineração em Quiterianópolis: o progresso que escorreu pelo Rio”. São três matérias que abordam a contaminação por minério de ferro e outros metais no município, além dos impactos socioambientais na região.

A série vai relatar os impactos causados a partir da instalação, em 2010, da mineradora Globest em Quiterianópolis, município do sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. Com a promessa de levar desenvolvimento econômico e gerar empregos para a região, a empresa foi instalada sem ouvir e nem respeitar as comunidades do entorno.

Durante os sete anos de operação, a companhia cometeu vários crimes socioambientais, conforme documentado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), entre os quais, a instalação de barreira de contenção de escoamento na área de preservação permanente (APP) do rio Poty, a execução de extração de minerais sem licença da autoridade competente e o lançamento de resíduos diretamente no solo.

Atualmente, a questão está sendo acompanhada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido e de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, bem como pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar.

“Mineração em Quiterianópolis: o progresso que escorreu pelo Rio” tem produção de Suely Frota, reportagem e edição de texto de Cibele Couto e edição de imagens de Ribamar Júnior. As imagens são de Reginaldo Silva e as artes de Daniel Cardoso, com a equipe sendo composta ainda pelo motorista Félix Magalhães.

 

(Da Agência de Notícias da AL)

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Fone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Veja também