TV Assembleia

Edição especial do Arquivo.Doc relembra era de ouro do Edifício São Pedro

Por Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
06/05/2024 13:07 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Programa está disponível no YouTube Programa está disponível no YouTube - Foto: Divulgação

O Arquivo.Doc, produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1), exibiu, neste sábado (04/05), às 20 horas, uma edição sobre o histórico Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza. O objetivo foi transportar os telespectadores aos anos de 1950 e 1960, quando o prédio foi inaugurado e viveu seu ápice. Após a exibição na TV, o documentário está disponível no YouTube da TV Assembleia. Confira o documentário no link https://abrir.link/OTURL .

O documentário é uma homenagem a um dos mais notórios edifícios históricos da capital cearense. Para falar sobre a importância do Edifício São Pedro, serão exibidos os depoimentos do jornalista e memorialista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e do jornalista Lúcio Brasileiro, que foi morador do condomínio por 25 anos.

O edifício São Pedro foi inaugurado em 1951 e, além de apartamentos, abrigou o primeiro hotel da orla de Fortaleza, o Iracema Plaza Hotel. Com diversas referências da arquitetura de hotéis de Miami, nos Estados Unidos, a edificação foi erguida em concreto armado e tinha um formato que remetia a um cruzeiro.

Sobre o Edifício São Pedro

Décadas depois, devido à baixa procura, o hotel foi desativado, e o lugar passou a funcionar apenas como residência e comércio. Os anos seguintes foram de desgaste na estrutura do edifício, agravado pela falta de manutenção, tendo como desfecho o anúncio da demolição do prédio, iniciada em março de 2024.

Nomes como Zé Menezes, Ray Conniff, Orlando Silva, Quatro Ases e um Coringa, Beegie Adair Trio, Ivanildo Sax de Ouro e Nonato Luiz fazem parte da composição sonora do documentário. As músicas têm o papel de corroborar com o resgate das memórias vivenciadas na era de ouro do edifício. A pesquisa musical e sonorização foram feitas por Ângela Gurgel e Daniel Cardoso.

O documentário foi produzido por Ângela Gurgel e Marcelo Alves, com roteiro de Ângela Gurgel. A reportagem e locução ficaram a cargo de Janaina Gouveia, enquanto a montagem foi realizada por Daniel Cardoso. A cinematografia contou com Salomão Costa, Nilson Filho e Marcelo Alves, com imagens de drone de Daniel Cardoso.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também