2a Companhia de Policiamento de Guarda

Treinamento de tiro contempla policiais que atuam na AL-CE

Por ALECE
04/11/2019 17:48 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Integrantes da 2ª CPG durante o treinamento realizado em outubro passado Integrantes da 2ª CPG durante o treinamento realizado em outubro passado - Foto: Divulgação/ 2ª CPG

Os policiais que compõem a 2ª Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará realizaram, nos dias 15 a 29 de outubro passado, treinamento de tiro, deste ano, no Sniper Clube de Tiro, localizado no Eusébio. De acordo com o comandante do CPG, tenente-coronel Marcelo de Vasconcelos, essa foi a segunda atividade deste tipo que o grupo realizou neste ano. Ele esclareceu que prática procura simular situações do cotidiano, para que o policial saiba como agir em casos que exijam suas habilidades.

De acordo com o militar, o objetivo é capacitar e aperfeiçoar os policiais. “Por meio de treinamentos, palestras e outras iniciativas, estamos dando condições para que, no caso de uma necessidade, o armamento possa ser utilizado de forma profissional, com técnica e segurança, garantindo a segurança de todos que frequentam a Assembleia, assim como protegendo o patrimônio do Poder Legislativo”, explica o oficial.

Ele informa que o curso foi realizado nos dois dias, em regime integral e contou com a participação dos  policiais que compõem o quadro de militares da Assembleia. A equipe, conforme observa, está sendo orientada por instrutores da Academia Estadual de Segurança Pública. “Alguns deles passaram por cursos no exterior. Portanto, são profissionais altamente capacitados”, ressalta.

Treinamento permanente

O tenente-coronel Marcelo de Vasconcelos informa ainda que recentemente os integrantes da Companhia passaram por treinamento de abordagem policial, ações de polícia de choque para lidar com distúrbios civis. "Agora, mais recentemente, realizamos com todo o nosso efetivo mais um treinamento de tiro, utilizando pistolas ponto 40, que é o armamento da 2ª CPG. O policial tem de ter uma sinergia com o equipamento. Este foi o quinto treinamento que fazemos desde que assumi o posto de comando", frisou o comandante.

O comandante da Companhia explica que o treinamento não é simplesmente direcionado a fazer com que o profissional efetue disparos. "Dentre a temática toda que foi abordada, foram tratadas normas de segurança, manuseio do armamento, fundamentos do tiro, tiros em diversas posições e embarcado em viatura, simulando as situações onde as composições ficam dentro do veículo, pista de treinamento onde os policiais passam até por situações de pane de armamento", explica.

Os treinandos, conforme acentua o oficial, recebem também instruções sobre a fundamentação relacionada aos Direitos Humanos. "Nesse ponto, são dadas instruções de quando atirar e quando não atirar, diante a necessidade de se preservar vidas. A arma é vista sempre como o último recurso. Mas se o policial tiver de utilizá-la, que o faça dentro dos princípios estabelecidos", defende.

Ele explica ainda que dentre as medidas de segurança que o Poder Legislativo vem tomando nos últimos meses, o treinamento é só mais um passo dado no sentido de garantir mais segurança ao deputado, ao servidor e ao cidadão que frequenta a Casa. "Os deputados estaduais e o público podem ter certeza de que o nosso policial atuante na Casa recebeu a qualificação para portar uma arma de fogo", enfatiza.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também