Setores da Alece avaliam indicadores estratégicos em reunião do Coge
Por Julio Sonsol11/08/2025 12:52 | Atualizado há 5 horas
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O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (11/08), a 48ª reunião ordinária do colegiado com a participação de representantes dos setores administrativos da Casa. O encontro teve como principal objetivo fazer uma avaliação dos Indicadores Estratégicos, que foi abordada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Casa.
A coordenadora da Codins, Heline Joyce, explicou que é prevista, a cada seis meses, uma Reunião de Avaliação Estratégica (RAI) para que os órgãos da Alece avaliem seus indicadores estratégicos. "Nesta reunião específica, apresentamos os resultados alcançados pelos indicadores da gestão da Casa, que a gente vem acompanhando".
Como exemplo, ela citou os indicadores de resolutividade de demandas da Ouvidoria e resultados de pesquisas de satisfação realizadas junto ao público que procura os órgãos de atendimento e visitação da Casa.
IESGo
Também foi apresentado o percentual atualmente alcançado pela Alece em relação ao IESGo (Environmental, Social and Governance), índice adotado pelo Tribunal de Contas da União para avaliar o desempenho das instituições públicas.
Conforme explicou Heline Joyce, a partir da demanda do presidente da Alece, Romeu Aldegueri (PSB), o Legislativo estadual pretende se autoavaliar nesse indicador do TCU e alcançar, em 2026, o nível aprimorado, o mais alto do índice. “Hoje, mostramos para os órgãos em que nível estamos”, explicou a coordenadora, indicando que é necessário evoluir cerca de 21% os resultados para chegar ao nível desejado.
Para a Alece chegar ao patamar "aprimorado", a estratégia que vem sendo adotada pelos gestores é identificar os processos que precisam ser melhorados. "A gente fez várias reuniões com os órgãos, para mapear os processos no momento da autoavaliação. Daí, a gente pode dizer que o processo está desenvolvido conforme o desenho feito anteriormente".
Pesquisas de satisfação
Foram realizadas pesquisas internas pelos órgãos para verificar a satisfação do público atendido. Entre os órgãos que promoveram as pesquisas estão o Alcance, Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), Ouvidoria, o Procon Alece e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
"A cada serviço entregue, os órgãos pedem para que os clientes analisem e deem uma nota de 0 a 10. Então, nós aplicamos uma metodologia para poder avaliar essa nota e, ao final de cada seis meses, nós pegamos o percentual de resultado de cada órgão e fazemos um resultado só. Então, em 2024, tivemos 92% de satisfação. Este ano, a gente está com 93%", disse Heline Joyce.
Segundo ela, a satisfação dos clientes que recebem os serviços prestados pela Alece vem se mantendo com uma nota considerada muito boa.
Encaminhamentos
Além da avaliação dos indicadores estratégicos, foram realizados encaminhamentos durante a reunião, conforme explicou o assessor de Controle Interno Édipo Henrique de Oliveira.
Entre os pontos encaminhados estão providências para a conclusão e aprovação da Política de Segurança da Informação; avaliação da adoção de novos indicadores estratégicos para a área finalística e a revisão de indicadores estratégicos do Comitê Técnico Setorial de Promoção à Cidadania e do Comitê Técnico Setorial Administrativo e Financeiro. Estes pontos deverão ser debatidos na próxima reunião do Coge, marcada para setembro.
Participaram da reunião representantes da Controladoria, Diretoria Legislativa, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Comunicação Legislativa, Ouvidoria, Diretoria Administrativa e Financeira, Comitê de Responsabilidade Social e Escola Superior do Parlamento Cearense.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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