Setembro Amarelo traz a defesa da vida como pauta
Por ALECE04/09/2020 16:11 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) são contundentes: em setembro de 2019, a cada 40 segundos uma pessoa se suicidou no mundo. Eles apontam ainda que mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. Em todo o Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram cometidos por homens. Realizada anualmente, a campanha Setembro Amarelo busca desenvolver ações de prevenção ao suicídio, buscando reduzir os casos.
Oficialmente, desde 2014, setembro é o mês em que se desenvolve a campanha. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por muito tempo o suicídio foi considerado um grande pecado, devido a crenças religiosas, morais ou culturais. Essa situação pode estar associada com a dificuldade que as pessoas sentem em falar abertamente sobre o assunto, por medo ou vergonha de sofrer julgamento.
A psicóloga Grayce Guimarães, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, destaca a pertinência de se tratar o assunto neste mês. "O Setembro Amarelo é um espaço de pauta para pensarmos, refletirmos e discutirmos sobre a prevenção do suicídio no nosso Estado", entende.
Para ela, a perspectiva de realização de debates e discussões aprofundadas sobre o tema ao longo do mês é positiva para que a sociedade venha a compreender a questão de uma forma mais clara. "Este tema, tão pungente, não deve estar restrito a uma data, mas deve fazer parte do nosso cotidiano", pontua a psicóloga, enfatizando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, que envolva o poder público.
Confira o vídeo em que a psicóloga Grayce Guimarães trata sobre o tema, produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da AL e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.
SC, com Assessoria de Imprensa do DSAS e informações do portal de notícias Clic Camaquã
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa