Coordenadoria de Comunicação Social

Servidores participam de Congresso Nacional de Comunicação Pública e apresentam Alece Play

Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Alece TV
17/10/2025 15:20

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá sua atuação em Comunicação Pública e Soberania Digital em evidência no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (III ComPública). O evento, considerado o maior encontro de comunicadores públicos do Brasil, será realizado em Sergipe, entre os dias 20 e 22 de outubro.

O servidor Rodrigo Lima, da Alece TV/FM, e a servidora Ana Vitória Marques, do Núcleo de Comunicação Interna, participarão do evento para apresentar o artigo "Alece Play: um estudo de caso sobre a construção de uma plataforma de streaming para a comunicação pública parlamentar".

 O trabalho, que detalha o desenvolvimento do Alece Play, plataforma interna de streaming, será exposto em um dos grupos temáticos do congresso.

O que o estudo de caso revela sobre o Alece Play?

O estudo de caso examinou o processo de implementação da plataforma de streaming Alece Play. Desenvolvida internamente com uma perspectiva cívica, a plataforma visa consolidar o conteúdo audiovisual da Casa. Sua criação responde à necessidade de soberania digital e à dispersão de conteúdo, que dificultava o acesso dos cidadãos.

O Alece Play fundamenta-se em três pilares conceituais essenciais: Comunicação Pública, que busca promover o diálogo e o entendimento, indo além da mera transmissão de informações; Parlamento Aberto, que visa ativamente facilitar o controle social e a transparência; e Soberania Digital, que assegura a autonomia sobre os dados e evita a dependência excessiva de plataformas comerciais ou Big Techs.

A plataforma foi concebida como um ponto de encontro digital centralizado e confiável, oferecendo aos cidadãos acesso simplificado a todas as atividades parlamentares. Os resultados do primeiro semestre de 2025 sublinham a importância da plataforma: entre janeiro e junho, o Alece Play registrou 49.886 visualizações, mais de 121 mil eventos e superou a marca de 6,8 mil usuários ativos, com a página de atividades legislativas sendo uma das de maior tráfego. 

Esses números demonstram que a organização e profissionalização da informação pública fomentam o interesse do cidadão, preenchendo uma lacuna na demanda por informações parlamentares de qualidade e de fácil acesso. A iniciativa se destaca como um modelo replicável para outras instituições públicas, fortalecendo a transparência e aprimorando o relacionamento com a sociedade. 

Sobre o Congresso

O III ComPública, com o tema central "Emergência Climática e Direito à Informação", acontecerá na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, nos dias 20, 21 e 22 de outubro. O evento tem como objetivo reunir profissionais, pesquisadores e estudantes para debater a comunicação pública e suas relações com a cidadania, os direitos humanos e a democracia.

Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e a UFS. A ABCPública é uma entidade representativa de comunicadores das áreas pública-governamental e do terceiro setor, funcionando como um importante fórum para a reflexão sobre os desafios do campo.

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece 
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.   

Veja também