Dicas de Saúde

Servidores participam de campanha de prevenção à lesão por pressão

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
23/11/2023 10:50 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Campanha prossegue até sexta-feira (24/11) Campanha prossegue até sexta-feira (24/11) - Foto: Bia Medeiros

Nesta semana, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, junto com sua Célula de Enfermagem, realiza campanha de prevenção à lesão por pressão. A ação acontece até sexta-feira (24/11) na sala de espera da Célula de Enfermagem no primeiro andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), das 8 horas às 16 horas.

A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, informa que o ambulatório de feridas conta com equipe de enfermeiras especialistas em estomaterapia, oferecendo atendimentos de segunda a sexta, das 8 horas às 17 horas.

"A equipe é altamente qualificada e o ambulatório dispõe das melhores tecnologias disponíveis no mercado. Em breve, a sala receberá laser e equipamento para terapia por pressão negativa, que são úteis para abreviar a cicatrização das lesões", pontua.

Odete Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, comanda a campanha - Foto: Bia Medeiros

Perspectivas para 2024

A enfermeira aborda, ainda, os projetos da Célula para 2024. "Lançaremos um livro que apresenta os tratamentos exitosos dos nossos pacientes, mostrando inclusive casos de úlceras venosas e de pé diabético, que são os mais prevalentes. Além disso, divulgaremos uma cartilha orientada sobretudo ao público leigo, alertando sobre tratamentos ineficazes muito usados pela população", afirma.

A estomaterapeuta da Célula de Enfermagem do DSAS, Hermenecisia Aguiar, destaca o papel da estomaterapia na recuperação de pacientes com lesões. “É uma especialidade da Enfermagem que cuida de pacientes com feridas agudas e crônicas, estomias (procedimentos cirúrgicos que possibilitam a eliminação de resíduos do corpo), incontinência anal e urinária, fístulas (conexões anormais entre duas estruturas do organismo), catéteres e drenos. Ela previne a perda da integridade da pele e promove melhoria da qualidade de vida”, explica.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também