UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Servidores estaduais e municipais concluem curso de Ética na Gestão Pública

Por Julyana Brasileiro
17/04/2024 01:58 | Atualizado há 3 semanas

Aulas são ministradas pela servidora Erliene Vale Aulas são ministradas pela servidora Erliene Vale - Foto: Divulgação/CTLegis

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), conclui, nesta quarta-feira (17/04), o curso “Ética na Gestão Pública voltado para os servidores estaduais e municipais”. A capacitação tem o objetivo de contribuir para disseminar o valor social da gestão pública, pautada na ética e na satisfação da sociedade.

As aulas são ministradas pela servidora da Alece Erliene Vale, orientadora da Célula de Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), vinculada à Diretoria Legislativa. De acordo com ela, a abordagem sobre Ética é recorrente nos debates que abordam a ação humana, especialmente, quando se trata da atuação profissional.

“Fomentar um padrão de conduta ética tem sido um compromisso demonstrado pelas organizações contemporâneas visando, por exemplo, favorecer uma cultura organizacional mais sustentável, melhorar o desempenho de líderes, satisfazer os clientes, promover um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável e, consequentemente, aumentar a produtividade. Neste contexto, surgiram as reflexões acerca da ética no serviço público”, acentua.

Aulas são ministradas pelo Zoom - Foto: Julyana Brasileiro/ Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Para a orientadora da CTLegis, ser ético no serviço público vai além de seguir os princípios da administração pública, a legislação e os códigos de conduta. “Agentes públicos eticamente orientados se comprometem em estabelecer relações de respeito com os outros, sem esquecer que estes são dotados de relevância, de singularidade e também de aspereza. Deste modo, ser ético requer sensibilidade para ver no outro, independente de sua posição social, uma pessoa que tem direitos a serem respeitados”, assevera.

A aulas do curso são realizadas no período de 15 a 17 de abril, por meio da plataforma Zoom, das 14 horas às 17 horas. Conforme pontua a coordenadora de Extensão da Unipace, Suêrda Marinho, durante a abertura do curso, o tema “Ética na Gestão Pública” integra a formação em gestão e produção legislativa municipal, “com foco na eficiência e no aperfeiçoamento da administração pública em benefício da sociedade cearense”, salienta.

Ao longo do curso, os participantes têm oportunidade de compreender a administração pública, à luz dos princípios constitucionais, aprendendo o ideal de conduta ética e os principais normativos aplicáveis aos agentes públicos.