Departamento de Saúde e Assistência Social

Servidores e comunidade do entorno da Alece participam do 2º Mutirão de Espirometria

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
14/11/2023 14:43 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Mutirão ofertou 50  vagas para servidores, seus dependentes e comunidade do entorno da Alece Mutirão ofertou 50 vagas para servidores, seus dependentes e comunidade do entorno da Alece - Foto: Bia Medeiros

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (14/11), junto com suas Células de Enfermagem e de Clínica Médica, o seu 2º Mutirão de Espirometria. A campanha teve espaço na Célula de Enfermagem do Departamento, no 1º andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) e disponibilizou 50 vagas para servidores, seus dependentes e comunidade do entorno da Alece.

A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, informa que a procura pelo exame foi bastante expressiva, ultrapassando as vagas ofertadas. “Recebemos ampla participação, sobretudo da comunidade do entorno. Trata-se de um exame essencial para a saúde respiratória de considerável parcela da população, e que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a fila de espera do SUS é extensa, e a rede particular cobra caro pela sua realização”, afirma.

A enfermeira também explica os cuidados a serem tomados na véspera do exame. “Orientamos os pacientes a não consumirem refrigerante, café e chá nas seis horas anteriores ao exame, e, no caso dos fumantes, evitar fumar duas horas antes. Além disso, quem faz uso diário de broncodilatador precisa suspendê-lo por, pelo menos, um dia. Pacientes hipertensos e diabéticos podem fazer uso normal de suas medicações”, adverte.

Como é emitido o laudo

Sobre o laudo da espirometria, Odete Sampaio informa que será disponibilizado em três dias pelo laboratório Boehringer Ingelheim. “Ao ser recebido, o laudo será impresso e o paciente contactado. A depender do resultado, ele terá consulta agendada com um pneumologista da Célula de Clínica Médica”, acentua.

A orientadora ainda agradece o apoio recebido pelo diretor do DSAS, Luis Edson Sales, e pela mesa diretora da Alece, que tem à frente o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e da primeira-dama Cristiane Leitão.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também