Servidores devem estar atentos ao prazo final para entregar declaração de IR
Por Paulo Veras09/05/2023 08:48 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O contribuinte brasileiro tem até o próximo dia 31 de maio para entregar à Receita Federal sua declaração de imposto de renda (IR). Quem não entregar dentro do prazo estabelecido está sujeito a sanções e multa.
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Elenice Ferreira Lima, conclama servidores, aposentados, pensionistas e parlamentares que ainda não retiraram suas declarações de rendimento para uso da declaração de IR que o façam através do Portal do Servidor, acessando o link https://bit.ly/2wI2Gfi.
Caso o servidor ainda não tenha feito seu cadastro para acessar o Portal, a diretora orienta que venha até o Departamento para realizar o procedimento. “É importante ter acesso à área restrita do servidor que existe no portal. Para isso, é necessário login e senha. Trouxemos a execução deste cadastro aqui para o DGP para aqueles servidores que possuem dificuldade em fazer”, pontua Elenice.
A diretora lembra que é importante fazer a declaração de Imposto de Renda o mais breve possível, pois a data de entrega implicará diretamente na velocidade da restituição. “Sabemos que o valor da restituição complementa o orçamento. Portanto, aqueles que entregam primeiro e têm direito a receber de volta serão beneficiados nos primeiros lotes”, reforça.
Números
Segundo a Receita Federal, 21.432.686 declarações foram entregues até a esta terça-feira (09/05) em todo o País, pouco mais da metade do previsto, que é de quase 40 milhões.
Já no Ceará, também até a mesma data, 515.903 contribuintes cumpriram com sua obrigação com o Fisco. Deste total, 75,19% terão imposto a ser restituído. As restituições começarão a ser pagas a partir do dia 31 de maio (primeiro lote), seguindo a ordem de entrega e as prioridades previstas em lei. No Estado, o Fisco espera receber cerca de 900 mil declarações.
Como declarar
A declaração e a entrega poderão ser feitas pelo computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) relativo ao exercício de 2023, disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br).
O contribuinte que quiser fazer a declaração por meio de smartphones ou tablets também pode baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” no Google Play (para Android) ou na AppStore (iOS).
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

DGP realiza treinamento de atendimento para servidores das portarias da Alece
O Departamento de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou nesta quarta-feira (12/03) treinamento de atendiment...
Autor: Julyana Brasileiro