Agenda Cultural

Servidores da Alece fazem visita guiada à Exposição Victor Brecheret

Por ALECE
13/04/2022 14:50

Compartilhe esta notícia:

Jacqueline Assunção, coordenadora do curso, explica que a Biblioterapia inaugura  mais um formato de evento Jacqueline Assunção, coordenadora do curso, explica que a Biblioterapia inaugura mais um formato de evento - Foto: Bia Medeiros

Um grupo de 14 servidores integrantes do curso "Em rodas de Biblioterapia", da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), realizou, nesta terça-feira (12/04), visita guiada à Exposição Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922. O evento é realizado pela Galeria Multiarte. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 10 horas às 18 horas, com curadoria de Max Perlingeiro.

A coordenadora do curso, Jacqueline Assunção, explica que a Biblioterapia, com este evento, inaugura  mais um formato, e assim, cria uma nova opção para os servidores da Alece, batizado de "Biblioterapia Itinerante". Segundo ela, serão agendadas novas visitas a alguns equipamentos culturais da cidade, para oferecer novas oportunidades aos participantes.

Ao todo, são 50 obras, sendo oito delas integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922 no Theatro Municipal de São Paulo, e ainda destaca trabalhos de Victor Brecheret e de outros artistas modernistas: Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Helios Aristides Seelinger e Tarsila do Amaral.

Sobre o conteúdo

Max Perlingeiro observa que o movimento cultural, na realidade, "foi uma semana de três dias, congregando áreas diversas”. Ele destaca que “o catálogo da exposição de artes plásticas da Semana de Arte Moderna, elaborado por Emiliano Di Cavalcanti, é indicativo do protagonismo do escultor Victor Brecheret na realização do explosivo evento. A lista de esculturas é encabeçada por doze obras do artista, formando um conjunto de marcante presença no saguão do Theatro Municipal durante os três agitados dias entre 13 e 17 de fevereiro de 1922.

O curador assinala ainda que, em conversa com Paulo Prado, Di Cavalcanti pleiteou a exposição que resultou na Semana de Arte Moderna, tomando como modelo o Festival de Deauville, por sugestão de Marinette Prado e outras semanas de elegância europeia na França. Di Cavalcanti foi o principal organizador do evento, o coordenador das exposições e criador das peças gráficas: programa e cartaz, responsável pela ida dos artistas do Rio, e ainda expôs 12 de suas obras.

Max Perlingeiro acrescenta que Di Cavalcanti, ao ler a repercussão da Semana na imprensa, se decepcionou, afirmando que “a fina flor do que havia de mais direita conservadora na sociedade paulistana ia apadrinhar uma manifestação literária contra tudo que eles apreciam. A Semana de Arte Moderna levou-me a Paris. Era necessária a aventura de uma viagem ao estrangeiro, era necessário tirar uma prova real de mim mesmo fora de um ambiente que me parecia cada vez menor, obstruído pelo começo de um novo academismo, com adesões de novos modernistas” (Viagem da minha vida: memórias, Civilização Brasileira, 1955).

Serviço: Exposição Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922. Dias: segunda a sexta-feira das 10 horas às 18 horas. Endereço: rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota. Site: www.galeriamultiarte.com.br.

JS, com Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também