Servidores da Alece atuam como agentes multiplicadores de ações sustentáveis
Por Julyana Brasileiro05/05/2025 09:00 | Atualizado há 44 minutos
Compartilhe esta notícia:

O compromisso com o meio ambiente é um chamado urgente e cada pessoa tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Na Alece, projetos e campanhas mobilizam servidores e servidoras a adotarem práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.
O Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, é o principal motor para esse movimento sustentável que envolve público interno, externo e impacta toda a sociedade.
Transformar servidores em multiplicadores de boas práticas na área da sustentabilidade é um dos objetivos de projetos como o Agente Ecoa, o Programa de Educação Continuada e Orientada Ambiental, que teve turmas em 2023 e 2024, para estimular a cultura ambiental responsável. Nesta quarta-feira (07/05), nova turma do Agente Ecoa será lançada para os servidores da Alece.
Além dele, ações para informar sobre a destinação correta de resíduos e o uso de recursos como água e energia, campanhas de arrecadação de materiais como tampas de plástico e lacres de alumínio, formações sobre a importância da sustentabilidade e planejamentos que visam prédios mais eficientes estão entre as iniciativas da Casa do Povo.
Servidores como agentes da sustentabilidade
Conceição Machado, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, frisa que por meio do Agente Ecoa o órgão estimula os servidores da Casa a exercitar ações e boas práticas sustentáveis no espaço laboral contribuindo para reduzir os impactos ambientais.
A servidora Neuma Sampaio da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), afirma que a iniciativa ampliou seu conhecimento sobre como atuar em prol do meio ambiente. Ela reforça que adotou hábitos mais sustentáveis e que a equipe da CTLegis, formada por 30 pessoas, abraçou a causa.
“Eu já tinha consciência ambiental, mas não sabia como agir e hoje eu sei o que é reutilizável, como fazer a separação do lixo adequadamente, dando a destinação correta. Visitei alguns restaurantes do entorno incentivando essa conscientização, a arrecadação de tampinhas pets. No setor, passamos a utilizar menos copos descartáveis, coletamos pilhas, diminuímos a impressão de papel. Se cada um fizer a sua parte, poderemos ir longe e alcançar grandes resultados”, destaca.

Como Agente Ecoa, Neuma avalia que aprendeu e conseguiu sensibilizar mais pessoas. Foto: Érika Fonseca.
Multiplicadores e incentivadores
João Pedro Angelim também atua como Agente Ecoa no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), incentivando os colegas a adotarem práticas mais sustentáveis. Para ele, o curso foi uma experiência enriquecedora e trouxe resultados significativos.
“De forma concreta, praticamente zeramos o consumo de copos descartáveis no nosso setor. O pedido é feito em pouca quantidade ao almoxarifado apenas quando recebemos visitantes. Também reduzimos o consumo de papel e as impressões, substituindo documentos impressos por digitais e participamos da entrega de equipamentos eletrônicos para a sala de resíduos”, elencou.
João Pedro elenca mudanças práticas que o DGP abraçou pela sustentabilidade. Foto: José Leomar.
Segundo ele, o curso foi encerrado, “mas a missão de propagar boas práticas na Alece permanece”, apontando que "apagar uma luz, descartar o lixo corretamente, separar tampinhas e lacres são apenas exemplos do que podemos fazer para contribuir com um mundo mais sustentável''.
A relação com a sustentabilidade é antiga para a servidora Luana Ponte, analista legislativo do Departamento de Documentação e Informação da Alece. Ela recorda que tinha o costume de fazer a separação dos resíduos em casa e intensificou seu interesse pela sustentabilidade em meados de 2018, quando trabalhava na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Alece.
A atuação foi se fortalecendo e, após participar do curso Agente Ecoa em 2024, ela intensificou as ações como agente multiplicadora do meio ambiente, incentivando a conscientização de boas práticas no ambiente de trabalho, adotando hábitos no dia a dia que fazem a diferença para ajudar na construção de um futuro melhor para as próximas gerações.
No encerramento do curso que integra as atividades do Projeto Ecoa, a servidora foi premiada com o primeiro lugar por sua arrecadação de tampinhas PET, uma das campanhas sustentáveis da Alece. Conforme destaca, além de reduzir a quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente, essa prática também promove a conscientização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Ações e incentivos com foco na sustentabilidade fazem parte da vida da servidora Luana. Foto: Érika Fonseca.
“Nosso trabalho como agente é acompanhar dentro dos nossos setores o uso dos recursos naturais, assim como promover as campanhas de sustentabilidade dentro da Casa. Fiz o quantitativo de maior coleta de tampas plásticas e para conquistar essa vitória envolvi muita gente, pedi ajuda dos meus colegas, dos colaboradores que trabalham nas copas, dos meus familiares. Foi o maior barato, até o colega da minha filha de 4 anos quando me via me dava uma tampinha plástica. O maior prêmio foi saber que incentivei as pessoas a se preocuparem com o meio ambiente”, relembra.
Para Luana, é fundamental que cada pessoa busque incorporar hábitos mais sustentáveis em sua rotina. No setor onde trabalha atualmente, ela incentiva toda a equipe a adotar medidas mais ecológicas, como economizar energia e água, separar a borra de café para compostagem, juntar lacres de alumínio e tampinhas plásticas. "Após o curso do Agente Ecoa tenho o papel de multiplicadora de boas práticas sustentáveis. Eles até brincam que se alguém esquecer algum aparelho eletrônico ligado eu vou estar de olho. Percebo que todos estão mais conscientes que pequenos hábitos fazem a diferença”, destaca.
E aí, servidor e servidora, vamos adotar hábitos sustentáveis no ambiente de trabalho e em casa?
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Oferta de serviços e orientação sobre prevenção de acidentes encerram SIPATMA na Alece
A Alece finalizou, nesta sexta-feira (25/04), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025 com uma série de s...
Autor: Paulo Veras
Alece realiza ações sobre burnout e capacitação em primeiros socorros durante SIPATMA
A programação da Alece na Semana Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025 seguiu nesta quinta-feira (24/04)...
Autor: Julio Sonsol e Paulo Veras